quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Cárie. Um problema mundial. Mas tem solução simples





Desde pequeno ouvimos dizer que escovar os dentes é a melhor maneira para se evitar cárie. Mas talvez só isso não seja suficiente. Devemos evitar doce, escovar os dentes e usar o fio dental após as refeições, pelo menos três vezes por dia. Mas apesar de ser uma regra básica, muitos não seguem à risca estes cuidados com a saúde de nossa boca. Dados mais recentes do Ministério da saúde informam que cerca de 88% da população brasileira tem cárie. Já é considerado um problema de saúde pública. No mundo, essa estimativa é de 80% - algo em torno de 5 bilhões de pessoas. Assustador, não?

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Emergência com animais. Você sabe o que fazer?



Você tem cachorro ou qualquer outro animal doméstico em casa? Geralmente, a resposta a esta pergunta é sim. Cães e gatos são os mais comuns. Ter um animal doméstico, as vezes, faz a pessoa se sentir bem, combatendo a solidão, streese, entre outros sintomas. Mas a questão aqui é outra. Você sabe o que fazer quando seu animal sofre um acidente ou simplesmente o animal começa a passar mal?
Ninguém deseja passar por isso, mas acontece com mais frequência do que imaginamos. Pode ser uma briga com outros animais, ser picado por animais peçonhentos ou até uma intoxicação. No momento de ajudar os minutos são preciosos e os procedimentos caseiros nem sempre são os mais indicados. Os veterinários são unânimes em afirmar que a melhor medida no momento do susto é sempre levar o animal a uma emergência. Algumas medidas imediatas podem ajudar no caso de um acidente, como imobilizar uma fratura ou estancar o sangramento de um corte.

domingo, 28 de outubro de 2012

Dengue mata! Não seja a próxima vítima





Todos os dias devemos combater a dengue em nossa casa. O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do Aedes Aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósito de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. É uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae. A dengue é conhecida no Brasil desde o tempo de colônia. O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações. De lá até os dias de hoje sempre temos perdido a batalha contra este pequeno inseto.

sábado, 27 de outubro de 2012

PAZ...Pequena palavra, grandes resultados


Paz. Palavra pequena, mas de grandes resultados. O mundo pede paz em todos os lugares: no trânsito, na escola, em casa, na convivência do dia a dia, nos países que formam o mundo, todos querem a paz. Poucos realmente conseguem ter paz durante toda a vida. Mas de onde vem a paz? Ela vem de dentro de você, nas suas atitudes, no carinho e respeito com o próximo, não sendo egoísta ou invejoso, cuidar, simplesmente, da sua vida, respeitando os limites até onde pode ir. É dar sem esperar receber. É somar alegria e dividir as tristezas. Saber apreciar a beleza que é viver, ver o nascer do sol, ver a chuva cair da janela do nosso quarto e não reclamar,  estar com os amigos a conversar, rir e brincar, saber ouvir uma palavra amiga.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atenção alunos: Como passar de ano?



Passar de ano! Isso é o que todos os alunos querem ao chegar o fim de mais um ano letivo. Seja da escola pública ou particular muitos alunos já temem a recuperação, ou pior ainda, a repetência. Ainda dá tempo de reverter esse quadro por meio de planejamento, disciplina e apoio familiar. è tempo de garantir boas notas para passar de ano. Você que está nessa situação deverá partir para aulas de reforço, fazer um cronograma do que estudar e, o mais difícil, desligar o computador e o celular. Mas não basta somente isto.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dentista, o amigo da sua boca




Hoje, 25 de outubro, é comemorado o dia do dentista. Foi definido este dia porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação odontológica do Brasil. Uma portaria do conselho Federal de \odontologia tornou a data oficial para comemoração do dia do dentista brasileiro. O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto.

Abuso com dinheiro público







Recentemente publiquei posts sobre os senadores que querem que a sociedade pague com os impostos as dívidas que fizeram, além das regalias dos deputados federais. Se ainda não leu aconselho dar uma lida. Mas voltando ao post atual. Passo aqui a copiar a "Opinião" - Correio Braziliense, pois é tudo o que eu queria dizer:

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Doença de Chagas. Uma doença não democrática





Doença de Chagas afeta, principalmente, a população pobre de toda a América Latina. Mas uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG) está conseguindo impedir o contágio da doença em cobaias. O estudo é um importante passo para o desenvolvimento de uma vacina eficaz em seres humanos. Desenvolvido no Instituto de Ciências Biológicas(ICB), o estudo Vacinação com vírus influenza e adenovírus recombinantes, trás perspectivas de controle de um mal que, apesar de descoberto há mais de 100 anos, continua desafiando programas de saúde em todo o mundo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Deputados: muita folga e bolso cheio





 Como prova de desrespeito a toda a sociedade a Câmara dos Deputados, sorrateiramente, como quem faz uma coisa errada, a Casa aprovou, nesta semana que passou, uma alteração em seu estatuto para dar amparo regimental a uma verdadeira agressão ao trabalhador brasileiro, obrigado a trabalhar em jornadas de 40 a 44 horas semanais de trabalho em troca do salário, com o qual ajuda a pagar a invejável, mas imoral, remuneração que recebem os representantes do povo no Congresso Nacional.

sábado, 20 de outubro de 2012

Osteoporose: OSSOS FRAGILIZADOS






Hoje, 20 de outubro, é o dia mundial de prevenção de uma doença silenciosa: a osteoporose Mas o que é a osteoporose? Osteoporose significa osso poroso, isto é, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. Ela é conhecida como uma doença silenciosa, pois muitas pessoas só descobrem que a tem quando sofrem uma fratura no quadril ou um acidente pequeno, como fechar uma janela emperrada ou abrir uma garrafa, e isso resulta em uma fratura do pulso.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Qualidade de vida na terceira idade depende de você




Já não é nenhuma novidade que o índice de idosos vem aumentando a cada ano, assim como a expectativa de vida dos brasileiros, que já passa dos 73 anos. Embora seja verdade que muitos desses idosos estão chegando a essa idade com a saúde debilitada e sem uma assistência médica adequada, uma boa parcela está dando a volta por cima trabalhando, sendo útil à sociedade e fazendo exercícios físicos.Você já passou dos 60 anos? Lembre-se que a idade não é empecilho para se exercitar.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pacote turístico na internet: cuidado!




Os sites de compras coletivas sabem como atrair pessoas que adoram fazer turismo. Tudo muito fácil, basta um clique. E o que é melhor: a oferta é até 50% do valor daquele pacote que você viu na agência física. Este tipo de atrativo tem dado certo e o faturamento no segmento é muito grande. Para conquistar os clientes, usam também da artimanha  de colocar fotos do local e o pouco tempo para aproveitar a promoção como um método para fisgar os clientes. Há aqueles que compram e outros que desconfiam do tamanho da oferta.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A "farsa" do mensalão caiu por terra







Que os políticos mentem não é novidade para ninguém. Mesmo quando há imagens claras sobre o que fizeram, ainda assim, tentam esconder os fatos. E todos são de uma habilidade incrível para maquiar os fatos a seu favor, sempre. No escândalo do mensalão aconteceu a mesma coisa. O mensalão foi  o esquema de corrupção, posto a funcionar no começo do primeiro mandato do governo Lula, que consistia em comprar com dinheiro desviado dos cofres públicos parlamentares da base do governo.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é ser professor?







Ser professor é renunciar um pouco de si a cada dia em prol de mostrar o caminho do saber aos outros. É uma escolha que visa não só passar conhecimento, mas também ser companheiro, confidente e enfrentar os desafios no dia a dia. É fazer parte da profissão mais antiga que se tem registro. É luta, garra, perseverança e esperança de um futuro melhor, não só na sua profissão, como no futuro de um país mais justo.

domingo, 14 de outubro de 2012

Ser criança é pura magia




Ah! Ser criança é olhar o mundo com outros olhos. É aceitar as diferenças sem ao menos perguntar o porque da diferença. Devemos olhar para uma criança e imaginar o amanhã. Imaginar que amanhã poderemos ser nós as crianças nas mãos dela. Envelhecer é a realidade de todos nós. O dia das crianças é uma data mágica para o mundo de imaginação de uma criança. As crianças nos ensinam todos os dias. Nós é que, talvez por não darmos a atenção devida, não percebemos.

sábado, 13 de outubro de 2012

O impacto do imposto nos remédios




Que os remédios no Brasil são caros, todos nós sabemos. Basta entrar em uma farmácia para deixar boa parte do seu salário na compra de remédios. Quem tem alguma doença crônica ou qualquer outra doença - Hipertensão ou diabetes, para ficar nas mais conhecidas - precisa comprar remédios todos os meses. As vezes dá para pegar no posto de saúde, mas na maioria das vezes, ou o remédio está em falta ou acabou o estoque e vai chegar dia tal, e você, sem poder esperar, logo chega em uma farmácia para comprar o que o governo poderia te oferecer de graça.

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Infância perdida = trabalho infantil





No Brasil, qualquer trabalho exercido por criança e adolescente com menos de 16 anos, exceto na condição de aprendiz, é proibido por lei. Mas não é o que parece. O trabalho infantil ainda é muito evidente. Basta direcionar o olhar para a questão social e lá estará o trabalho infantil vitimando crianças que deveriam estar fazendo somente duas coisa: brincar e estudar. Muitos ainda defendem que começar cedo vai ajudar a vencer na vida mais rápido. Mas é o contrário.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Onda de sequestro



Uma onda de sequestro relâmpago invade Brasília e o Distrito Federal como um todo. Ainda bem que na totalidade desses sequestros - 80 % - o interesse dos bandidos são pelo carro para que possam praticar todo tipo de assalto. Mas não raro as vítimas são obrigadas a fazer saques em caixas eletrônicos e a pagar gastos dos marginais com cartões de créditos e de débito ou cheques. Além de levar celular, dinheiro, jóias e outros objetos de valor, se houver. A pressão psicológica, ameaça de morte e, em alguns casos, o uso de violência contra a vítima, ficar a mercê de drogados podem deixar marcas para toda vida.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Computador X Professor



Computador. Palavra que que para muitos significa dificuldade ou até mesmo medo. O excesso de informação em seu "interior" assusta a maioria das pessoas. Cria uma barreira intransponível. Muitos nem chegam perto, outros desistem antes de começar a aprender. Nos dias de hoje não basta apenas aprender a ler e escrever. Quem não souber a linguagem do computador estará fadado a discriminação. A grande maioria tem dificuldade de entrar no admirável mundo novo. E este fato chama a atenção para um ponto importante: o abismo que separa os professores e alunos.

Câncer de mama, melhor prevenir





Sabe aquele ditado: "melhor prevenir do que remediar"? Se aplica muito bem no caso de Câncer de mama. Sabe-se que este tipo de câncer mata, em média, 200 mulheres a cada ano somente no Distrito Federal.  O Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministèrio da Saúde, tem previsão de encerrar o ano de 2012 com 880 novos casos. A taxa de incidência de câncer de mama no Distrito Federal é de 61 casos para cada  100 mil habitantes - muito acima da média nacional, que é de 52 casos para cada 100 mil habitantes.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vítima da embriaguez




Os sintomas de quem exagerou na bebida alcóolica jé é bem conhecido de todos: andar cambaleante, fala embolada e dificuldade de raciocínio. Mas o que acontece com um bebê em formação quando uma gestante ingere bebida alcóolica? Como se sabe, a placenta é um meio que difunde muito bem o álcool do sangue da mãe para o organismo do feto. Até mesmo uma pequena dose é trocada entre eles. Uma pesquisa com 78 voluntários, que foram divididos de acordo com o padrão de consumo de álcool durante a gravidez.
▲ Topo