sábado, 29 de dezembro de 2012

Câncer de mama, ao alcance de suas mãos







Quando o câncer é recorrente na família, está mais do que justificada a angústia de rastreá-lo com rigor e frequência, a fim de se resguardar de um perigo iminente. "Mutações em genes supressores de tumor, como o BRCA1 e o BRCA2, elevam em até 60% o risco de desenvolver o problema no decorrer da vida", alerta o ginecologista Afonso Nazário, da Universidade Federal de São Paulo. Mas paira a dúvida: entre as mulheres que nunca conviveram com o tumor em casa, quantas se dedicam com afinco a proteger suas mamas? Nosso recado de prevenção é especialmente dedicado a esse nicho feminino, que muitas vezes nem se dá conta da ameaça. "Em oito de cada dez casos — ou seja, a maioria absoluta —, o tumor é o que chamamos de esporádico, ou seja, não tem relação alguma com antecedentes familiares", alerta o oncologista Ronaldo Corrêa, do Instituto Nacional de Câncer, no Rio de Janeiro. 

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Azeite X Óleo de linhaça









No universo da nutrição, algumas parcerias são conhecidas por sua sinergia. É o caso do azeite de oliva e do óleo de linhaça, como comprova um novo estudo do Laboratório de Sinalização Celular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, no interior paulista. Segundo o trabalho, pequenas doses desses alimentos combinados reduzem o risco de obesidade e afastam o diabete do tipo 2.

7 atitudes contra perda da memória







Telefones, endereços, datas de aniversário, senhas... Somos obrigados a registra um número cada vez maior de dados. Confira como algumas ações podem turbinar nossa capacidade de recordar os fatos.

A americana Jill Price, 47 anos, não é uma pessoa comum. Assim como um super-herói, ela nasceu com uma habilidade mais do que especial: a de se lembrar de tudo que acontece na sua vida desde que tinha 14 anos. E, quando diz que se recorda de todos os fatos, ela está falando desde o que comeu durante o café da manhã, passando pelas principais manchetes do dia, até chegar às pessoas com quem conversou antes de dormir.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Esquadrão anti-infarto: Dash. Você sabe o que é?









Toda polícia tem uma tropa de elite ou uma unidade de forças especiais, convocada para as missões mais difíceis e delicadas. Os americanos contam com o poder de fogo e a perícia da Swat e, no Brasil, conflitos críticos são resolvidos pelo Bope. O mundo da nutrição também dispõe de um esquadrão de peso, com direito a uma sigla própria e a um arsenal que, em vez de armas, está cheio de grãos, frutas e companhia. Trata-se do Dash, programa alimentar criado nos Estados Unidos há 14 anos e encarregado de desarmar bombas nos vasos sanguíneos. Se traduzirmos livremente do inglês, esse nome significa dieta para combater a hipertensão. Mas, nos últimos tempos, seu poderio provou que não se resume a baixar a pressão arterial.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Sal, o perigo te espera no prato





Ele é o ingrediente da vez na pauta das indústrias que buscam tornar seus produtos mais saudáveis. O mineral, que é o principal componente do sal de cozinha, tem visitado bem além da conta a mesa dos brasileiros. A questão não se restringe aos abusos na hora de salgar as refeições. São os altos teores que se escondem entre centenas de alimentos que preocupam as autoridades.

Erros que podem causar o Câncer de pele



É preciso corrigir algumas falhas frequentes na hora de se proteger contra o sol para evitar que seu corpo fique à mercê do câncer de pele




O brasileiro não sabe se precaver contra essa ameaça, revelam dados coletados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ao longo de 11 anos de Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele e divulgados recentemente. Durante esse período, mais de 350 mil pessoas em 108 municípios receberam atendimento voltado ao diagnóstico do tumor e à orientação sobre prevenção. A análise das entrevistas traz resultados alarmantes: "Cerca de 70% dos participantes declararam que saem ao sol sem filtro", lamenta o dermatologista Omar Lupi, presidente da SBD

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Comer fibra para evitar o câncer






À primeira vista, alimentos como goiaba, cebolinha, cenoura, tangerina, soja, arroz integral e aveia não têm nada em comum. Mas, perdoe-nos pelo clichê, as aparências enganam. É que esses itens — e muitos outros — são carregados de fibras, substâncias valiosas. Entre seus feitos estão o estímulo da saciedade, a melhora do funcionamento do intestino e a proteção contra câncer nesse órgão. Agora a ciência acaba de apontar, veja só, que elas também previnem tumores no pâncreas e na mama. No mínimo.

domingo, 23 de dezembro de 2012

UM NOVO BLOG NA INTERNET


Gostaria de indicar meu novo blog, este sim, oficial. Você nunca viu nada igual! Entre lá e confira. Não esqueça de curtir e compartilhar. www.lersaude.com.br  

Você aí de Mountain View - EUA, me siga lá também! Obrigado por você estar sempre comigo! Só lembrando: o Blog do GTS não acabou, ok? Estou de férias e por isso não estou postando. As vezes irei postar, mas sem ser diário, ok? Mas volto em Janeiro (dia 21).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Como nosso corpo reage ao estresse?

Doenças de fundo emocional que afetam a pele demandam tratamento com remédios e auxílio psicológico. Auto controle é o melhor paliativo em momento de crise. E a culpa, geralmente, é dele:



Ainda que nem sempre dê para gritar, esbravejar ou descontar a raiva, de uma forma ou de outra, o organismo dá um jeito de colocar as emoções para fora. No caso de pacientes com doenças psicossomáticas (termo usado para definir enfermidades físicas ou não fortemente influenciadas pela mente), o estresse fica, literalmente, estampado. Quando essas irritações se manifestam na forma de doença na pele, o nome muda para psicodermatose. O fim do relacionamento, a perda do emprego ou mesmo aborrecimentos banais podem desencadear crises incontroláveis. 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Infarto: o que fazer para se prevenir




Ele estava acima de qualquer suspeita imediata: aparentemente saudável, 45 anos, não fumante, longe da obesidade, sem problemas com hipertensão, colesterol elevado ou diabetes. Ainda assim o infarto do miocárdio veio, fulminante. Márcio seixas não sabia, mas a família do seu pai tinha um longo histórico de doenças cardiovasculares. Depois que o filho se foi, alguns anos depois o pai manifestou a doença inscrita em seus genes. Quando sofreu a parada ele atravessava um período especialmente turbulento na empresa de médio porte no setor de embalagens. A história dele coincide com um dado progressivamente identificado entre os especialistas no tratamento dos males cardíacos: a diminuição constante da faixa etária de vítimas do infarto vem ocorrendo nas últimas duas décadas, confirma o cardiologista José Antônio Ramires, professor titular  da Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (FMUSP). Hoje, aproximadamente 40% dos pacientes de doenças coronárias que levam ao infarto não apresentam os chamados fatores clássicos de risco.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Como evitar o câncer de intestino?



O funcionamento do intestino interfere diretamente na saúde e na qualidade de vida das pessoas. A visita ao proctologista, ainda considerada por muitos um tabu, diz respeito a esse funcionamento e ainda pode evitar grandes complicações no futuro. Quando ele não trabalha corretamente, a grande preocupação é que esse possa ser um sinal de câncer do intestino grosso, que é uma doença bastante frequente na nossa população.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Hemorroidas: novo tratamento





Depois de conviver durante anos com os incômodos sintomas da doença hemorroidária (DH) e de adiar a intervenção cirúrgica por medo do desconforto no pós-operatório, o representante comercial Alberto Fontich finalmente encontrou um procedimento que atendia as suas expectativas. Há pouco menos de três meses, ele se submeteu a uma técnica que ainda é novidade no Brasil, mas que, desde 2003 vem sendo amplamente usada em toda a Europa.

sábado, 15 de dezembro de 2012

Cistite... Cuidado com ela!






Cuidado! Infecções na bexiga pode esconder doenças muito mais graves. Chamadas de cistite, a infecção urinária que acomete a bexiga ocorre mais nas mulheres e é causada sobretudo por microrganismos de origem intestinal. Os sintomas são: ardência ao urinar, maior frequência nas micções e urina de cor turva com odor forte. Pessoas com este sintoma deve procurar um médico, pois a cistite pode ser indício de doenças mais sérias do trato urinário.

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Verdade ou mentira?Tire suas dúvidas






Não acredite em tudo que ouve por aí sobre alimentação. Muita coisa pode ser besteira e comprometer sua saúde. A cada dia somos bombardeados por muita informações. tem a imprensa, televisão, internet. Fica difícil saber o que é verdade e o que é mito. O que se pensava durante um tempo deixa de ser verdade porque as pesquisas comprovam o contrário. É o caso, por exemplo, do café.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Que tipo de paciente você é?



Que tipo de paciente você é? Apresado, desconfiado, sabe-tudo... Se você ainda não parou para pensar no assunto, é bom começar o quanto antes, pois dessa resposta pode depender o seu bem-estar.
O paciente entra no consultório e o médico, solícito, abre um sorriso: "Bom dia, como o senhor está?". Com ar de poucos amigos, o doente resmunga: "Se estivesse bem, não estaria aqui, não é, doutor?". Descrita assim, a cena acima até parece engraçada. Mas a verdade é que situações desse tipo acontecem, e muito, no consultório de Alfredo Salim Helito, do hospital Sírio-libanês, em SP. "Alguns agem como se o médico tivesse culpa por eles estarem doentes", lamenta.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Carne vermelha: vilã ou heroína?



Carne vermelha faz bem, sim! Mas para aproveitar todos os seus benefícios é preciso escolher os melhores cortes e evitar altas temperaturas durante o preparo. Se Vinícius de Moraes fosse vivo e nutrólogo ele certamente diria: os vegetarianos que me perdoem mas comer carne é fundamental. Embora esse alimento seja considerado rica fonte de proteínas e vitaminas, seu consumo passou a ser evitado nos últimos anos.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Infecção. Como se livrar dela?




A infecção é uma das últimas palavras que o paciente quer ouvir de seu médico em meio a algum tratamento clínico. Tal desconforto é justificável. As consequências do quadro vão de inofensivos sintomas ao óbito do paciente. Seres imperceptíveis a olho nu e que invadem o corpo humano sem fazer alarde são os causadores do problema. Esse grupo é composto por vírus, fungos, protozoários e bactérias, agentes que estão por todos os lados. A convivência com eles, geralmente, é pacífica e a troca de benefícios, mútua. Porém, uma pequena parcela pode ser bastante nociva à saúde humana.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Enxaqueca. Como se livrar dela?



Enxaqueca... Essa dor de cabeça, na maioria das vezes insuportável, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, em especial  mulheres.Costuma aparecer um pouco antes, durante e depois da menstruação. Aprenda a livrar-se dela.

domingo, 9 de dezembro de 2012

Vitiligo. Acabe com o preconceito



As manchas esbranquiçadas não coçam, não ardem e não são contagiosas. Mas compromete a qualidade de vida de quem é portador de vitiligo.
Valdir Matos é funcionário público, tem 50 anos e mora no Rio de Janeiro. Marcos Vicente é fotógrafo, tem 43 anos e vive no Acre, os dois não se conhecem mas compartilham uma mesma história de vida. Ambos são portadores de vitiligo, doença caracterizada pela despigmentação total ou parcial da pele, que provoca manchas esbranquiçadas e atinge cerca de 1% da população mundial.

sábado, 8 de dezembro de 2012

Exames de rotina no homem


A fama dos homens não é uma das melhores nos consultórios médicos, afinal de conta eles raramente aparecem por lá para uma visita de rotina. Talvez esse seja um dos motivos para que eles vivam um pouco menos do que as mulheres. Enquanto elas vão em média até os 77 anos, a ala masculina chega normalmente aos quase 70 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas será que os homens não se importam tanto com a própria saúde? "Talvez eles não se preocupem menos, mas ignoram e negam os sinais de que algo não está bem", acredita o clínico geral Eduardo Finger, especialista do Laboratório Salomão Zoppi Diagnósticos (SP).

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como se livrar das micoses






Pés e unhas são partes do corpo vulneráveis à infecções por fungos. Porém o problema pode ser driblado com alguns cuidados em casa e na academia. A pele que apresenta descamação, coceira ou alteração na sua cor merece uma atenção especial. Todos esses sintomas podem ser indícios de micose, termo que abrange infecções cutâneas causadas por fungos e leveduras. 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Regule suas taxas - colesterol, triglicérides...



A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. E não por acaso: escolher bem o que você come é a chave para manter todos esses índices sob controle. É perfeitamente possível que um a pessoa ativa e que segue uma dieta saudável se depare, de repente, com resultados nem tão positivos nos check-ups anuais: eles podem, sim, indicar que o sujeito está preste a desenvolver problemas sérios em decorrências de níveis alterados de colesterol, triglicérides, glicemia ou mesmo de pressão arterial.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Incontinência urinária



Não importa a ocasião: o o impulso de ir ao banheiro é irresistível. Contra a sua vontade, o indivíduo urina, a qualquer hora e em qualquer lugar. Segundo o urologista Rômulo Maraccolo Filho, do Serviço de Urologia do Hospital Universitário da UNB (HUB), a situação descrita acima é um importante sintoma clínico de incontinência urinária (IU). De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema afeta 50 milhões de pessoas em todo o mundo. As mulheres sofrem mais - cerca de 30% da população feminina com mais de 60 anos são acometidas pelo mal. Entre homens da mesma faixa etária, o índice chega a 10%.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Queda de cabelo feminino. Como tratar?




 Se é dos carecas que elas gostam mais, há controvérsias. Mas que mulher nenhuma gosta de perder cabelos, isso é praticamente unanimidade. A queda de cabelo é uma queixa comum entre as mulheres. As causas variam desde má nutrição até genética. A queda geralmente é associada aos homens, e o que muita gente não sabe é que grande parte das mulheres também sofrem desse mal. "Cem por cento das mulheres serão afetadas por algum tipo de calvície ao longo da vida", afirma Adriano Almeida, tricologista e diretor da Sociedade Brasileira de Cabelo.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Pimenta. O que você sabe sobre ela?






Além de dar mais sabor à comida, a pimenta ajuda a controlar o peso, melhora a saúde do coração e pode diminuir a dor. Quando se fala da culinária baiana, vem logo à cabeça a pimenta. O que seria de um bom acarajé sem ela? Se os benefícios que a pimenta confere aos acepipes(aperitivos, petiscos) e pratos já são antigos conhecidos da nossa civilização muito antes da Bahia ser o que é, recentemente a ciência vem descobrindo que ela é ótima também para a saúde e para o controle do peso. Nem toda pimenta é tão cheia de predicados. As propriedades terapêuticas estão principalmente no gênero capsium, o mais popular no Brasil, que inclui a malagueta e outras pimentas vermelhas.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Conjuntivite

  

  1.O que é?
A conjuntivite é causada por uma infecção da membrana fina e vascularizada  que recobre grande parte do globo ocular. Pode durar de poucos dias a duas semanas e ser resultado de um trauma, ocasionado por algum corpo estranho, de substâncias que desencadeiam alergia, de vírus ou bactéria. A maioria das conjuntivites é autolimitada, ou seja, não deixa sequelas, porém se não tratada, pode comprometer a função visual.

     2. Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas dependem do tipo de conjuntivite. A não contagiosa pode ocorrer após ferimento nos olhos e causam ardência, vermelhidão, lacrimejamento, coceira, fotofobia e sensação de corpo estranho no globo ocular. Já a alérgica, além de ardência, vermelhidão e lacrimejamento, desencadeia inchaço da pálpebra e da conjuntiva (membrana). A contagiosa, causada por vírus e bactérias, geram todos esses sintomas e ainda apresentam corrimento mucoide (mais frequente na viral) ou purulento (comum na bacteriana).

     3. Diagnóstico 
O diagnóstico deve ser feito pelo oftalmologista, que avaliará a história clínica, os sintomas e realizará a biomicroscopia (avaliação feita com lâmpada de fenda). Geralmente o exame feito no consultório e suficiente para detectar a doença, mas, as vezes, é necessário coletar material ocular para estudo laboratorial.

     4. Tratamento 
Caso seja não contagiosa, o médico deve receitar anti-inflamatório. No caso da conjuntivite alérgica deve-se afastar a causa e usar anti-inflamatórios e lubrificantes. Quando contagiosa, seja viral ou bacteriana, são prescritos anti-inflamatórios e antibióticos, além de higienização ocular com compressas de água fria.

     5. Formas de evitar o contágio
No caso da conjuntivite contagiosa recomenda-se lavar bem as mãos, não usar objetos comuns (travesseiros, toalhas, maquiagens, esponjas), não frequentar locais muito aglomerados (piscinas, ônibus), não coçar os olhos e não usar lentes de contato. Já para evitar a conjuntivite não contagiosa e alérgica, o ideal é usar óculos protetores para não correr o risco de machucar os olhos com objeto ou substância que desencadeiam doenças.




Esta é uma dica do Blog do GTS sobre a conjuntivite. Espero que tenham gostado.

Fonte - Marcela Carine/Viva Saúde

Postura correta. Como está a sua postura?


Como os computadores fazem parte da nossa rotina de trabalho, já é comum - muito comum mesmo - encontrar vítimas de lesões causadas por esforço repetitivos ou doenças osteomusculares (LER e Dort) relacionadas a eles. Além disso, quem nunca sofreu ou escutou alguém reclamando que costuma ficar com os olhos vermelhos ou enxaqueca depois de usar o micro, o notebook ou o tablet? O fato de ficar horas sentado leva o surgimento de distúrbio de postura. As dores na coluna lombar, chamadas de lombalgia, são a principal causa de afastamento de trabalhadores brasileiros de suas funções, atingindo cerca de mil pessoas por ano, segundo dados do Instituto Nacional e Seguridade Nacional (INSS).

sábado, 1 de dezembro de 2012

Aids. Boas notícias



O relatório Mundial da Aids, divulgado em Genebra, e o Informe Epidemiológico, disponibilizado em Brasília pelo Ministro da Saúde, trazem boas notícias. O Brasil e o restante do mundo estão mais próximo de erradicar o HIV. Tanto em escala nacional quanto mundial, os números de novos casos caíram. As mortes pelo mal também desaceleraram e as pessoas com Aids vivem cada vez mais.A junção desses fatores deixa o planeta mais perto de erradicar o vírus da Aids.
▲ Topo