quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Queimaduras de sol: o que fazer para evitar?



O verão chegou e na estação mais quente do ano são comuns as queimaduras solares e as picadas de insetos. Mas como evitar esses problemas?

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Tipo de sangue protege e afeta sua saúde. Saiba por que









Não é só na hora de uma transfusão que o grupo sanguíneo faz a diferença. A ciência desvenda que ele protege você contra certos males - e o expõe a outros.

domingo, 27 de janeiro de 2013

Flora vaginal: o que você sabe sobre ela?






Um batalhão de soldados estrategicamente posicionados e organizados para barrar qualquer invasor que possa provocar problemas. Assim é a flora vaginal. Nesse caso, o exército é formado por micro-organismos que devem estar em perfeito equilíbrio entre si para conseguir manter a vagina, a vulva e os órgãos próximos delas - a bexiga, o útero e as trompas - a salvo da ação de inimigos que, diante de qualquer descuido, causam diversos males. Alguns desencadeiam sintomas leves: coceira e ardência, por exemplo. Outros, no entanto, podem levar a cenários mais graves, como infertilidade e aborto. 

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Café: herói ou vilão?


Uma hora ele é indicado para estimular o foco e a atenção. Depois, vai ao banco dos réus por causar alucinações. Esclarecemos esse e outros contrassensos associados à bebida preferida dos brasileiros.
Quando se afirma que o café é a bebida mais popular em território verde-amarelo, acredite, não é mera força de expressão. Na última Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi constatado que o brasileiro toma de 4 a 5 xícaras todos os dias, o que leva o líquido à base do fruto do cafeeiro a liderar a lista que avalia a média de consumo per capita de vários alimentos. Só para ter uma ideia, o feijão e o arroz, outros itens comuns à nossa mesa, ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente. No resto do mundo, o consumo também surpreende. Enquanto aqui cada pessoa ingere cerca de 6 quilos do grão por ano, em países nórdicos, como Finlândia, Noruega e Dinamarca, esse número chega aos 13 quilos anuais.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quatro dicas contra o câncer







A Sociedade Americana de Câncer divulga as novas recomendações no estilo de vida que ajudam a suprimir a doença e a impedir que ela volte.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O que você sabe sobre a fadiga?










Ela parece uma companheira chata que insiste em não se ausentar. Durante o dia, à noite, no trabalho e até mesmo logo após acordar, marca presença e teima em sugar as nossas energias. Estamos falando da fadiga, aquele cansaço interminável e persistente que dá a sensação de que qualquer atividade cotidiana exige um esforço sobre- humano para ser realizada.

sábado, 19 de janeiro de 2013

Porque suamos?






O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e é um mecanismo que, basicamente, reduz a temperatura interna do corpo. Há dois tipos de glândulas sudoríparas: écrina e apócrina. A primeira regula a temperatura do organismo e é a fonte primária do suor excretado. A segunda secreta apenas sob estresse emocional.
As glândulas sudoríparas écrinas são controladas pelo sistema nervoso simpático e, quando a temperatura interna do corpo sobe, elas secretam uma substância salgada à base de água na superfície da pele. O líquido esfria a pele, por meio de evaporação, transferindo o calor excessivo para a atmosfera.
Tanto as glândulas sudoríparas écrinas quanto as apócrinas existem apenas nos mamíferos e, se ativadas na maior parte do corpo do animal, atuam como o termorregulador básico. Alguns mamíferos, como cães, gatos e ovelhas, tem glândulas écrinas apenas em áreas específicas - como nas patas e nos lábios - fazendo com que fiquem ofegantes para controlar sua temperatura.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Próstata, cuide bem dela




Entre 80 e 90% dos homens com mais de 50 anos deparam ou vão deparar com o crescimento dessa glândula, cujo formato lembra uma noz. É a hiperplasia benigna, condição que pode atrapalhar, e muito, o dia a dia






Há fenômenos que ocorrem no corpo humano que são tão comuns quanto desconhecidos à maioria das pessoas. Ora, se um médico desse a você (ou ao seu pai ou marido) o diagnóstico de hiperplasia da próstata, não seria um disparate pensar, por causa do nome pomposo, em uma doença grave. Mas, para aplacar de imediato o susto, sobretudo à nação masculina, convém esclarecer: o termo se refere ao crescimento benigno da glândula, que geralmente se acentua após a quinta década de vida. A próstata, que antes se orgulhava dos seus 15 gramas, engorda com a idade a ponto de pesar de 30 a 120 gramas. Pois é, não apenas a barriga costuma se avolumar com o avançar dos anos... 

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

TPM: saiba tudo sobre ela







Existe mais de um tipo de síndrome pré-menstrual. Uma ajuda as mulheres a descobrirem qual é o seu para navegarem nesse maremoto hormonal sem sobressaltos. A tensão pré-menstrual, mais conhecida pela célebre sigla TPM, geralmente é designada como um conjunto de sintomas chatinhos que atrapalha a vida da mulherada alguns dias antes de a menstruação ocorrer — tristeza, irritação e vontade louca de comer doces são alguns deles. E, para amenizá-los, as integrantes da ala feminina costumam recorrer a métodos parecidos. O que nem todo mundo sabe é que são contabilizados mais de 150 sintomas e, por isso, há mais de um tipo de TPM. Na verdade, são quatro, definidos assim: A, C, D e H. "O tratamento é diferente para cada um", informa o ginecologista Eliezer Berenstein, especialista no assunto que atende na capital paulista. Como o sobe e desce de hormônios não é uma matemática exata, os incômodos que aparecem em um mês podem dar lugar a outros no ciclo seguinte. "Mas, no geral, eles tendem a se repetir", observa a ginecologista Mara Diegoli, coordenadora do ambulatório de TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo. Por isso, identificar quais são os predominantes e, a partir daí, a síndrome que acomete a mulher com maior frequência é crucial para tornar essa fase mais tranquila. O teste abaixo foi criado para esse fim. Depois de fazê-lo, confira os alimentos e atitudes que aplacam a crise hormonal. Familiares, colegas e amigos vão agradecer. 

domingo, 13 de janeiro de 2013

Ar condicionado faz mal a saúde?







Depende. Conheça a lista de cuidados necessários para se refrescar durante a estação mais quente do ano com a saúde intacta.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Benefícios da Castanha do Pará







Quando o consumo de um alimento é associado a um ganho para a saúde, como derrubar a pressão arterial, afugentar o diabete ou driblar o câncer, logo vem o recado: você deve ingeri-lo todos os dias e, de preferência, em doses bem caprichadas. Com a castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil, a história é um pouco diferente. Basta uma unidade por dia, só uma mesmo, para proteger o cérebro contra males neurodegenerativos - caso da doença de Alzheimer, como sugere um estudo da nutricionista Bárbara Rita Cardoso, do Laboratório de Nutrição-Minerais da Universidade de São Paulo. 

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre mioma uterino














A doença raramente é fatal mas deve ser tratada para preservar a saúde do útero e impedir que os sintomas afetem a qualidade de vida da paciente.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Joelhos saudáveis; vida mais longa








Cuidar dessa importante peça do nosso aparelho locomotor não previne apenas dores e limitações no cotidiano como também reflete na longevidade




Cada passo gera um impacto equivalente a duas vezes o peso do corpo sobre o joelho quando caminhamos. Durante uma corrida, a sobrecarga é igual a multiplicar por seis o total de quilos de uma pessoa. Portanto, está aí uma articulação que trabalha pesado — e que muitas vezes sofre. Até porque a saúde dessa engrenagem natural não é prioridade de boa parte dos indivíduos por supostamente afetar muito pouco o resto do organismo. Supostamente. 

sábado, 5 de janeiro de 2013

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Gastrite, como evitar




A escolha correta dos alimentos impede que a faísca estomacal se transforme em fogaréu, promovendo um alívio duradouro

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Romã: uma fruta poderosa





Dona de um potencial antioxidante que supera o vinho e o chá-verde , ela previne o câncer de próstata,ameniza os sintomas da artrite, entre outros benefícios!
▲ Topo