quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Saiba mais sobre mioma uterino














A doença raramente é fatal mas deve ser tratada para preservar a saúde do útero e impedir que os sintomas afetem a qualidade de vida da paciente.


O que é
Um tipo de tumor benigno que se desenvolve nas paredes do útero.  A doença raramente se transforma em algum tipo de câncer ou causa morte. Seus sintomas, no entanto, interferem diretamente na qualidade de vida da paciente. Os miomas uterinos ocorrem durante a idade fértil, com maior prevalência entre as mulheres negras, com idade superior a 40 anos ou que nunca tiveram filhos.

Como é o diagnóstico
Não há exames preventivos. Os testes servem para localizar um mioma de maneira precoce. Como a doença pode se desenvolver sem apresentar sintomas, os especialistas recomendam que o acompanhamento ginecológico ocorra com frequência para a detecção ainda na fase inicial. Dessa forma, é possível impedir o avanço e a multiplicação dos miomas. A primeira avaliação é física, realizada pelo ginecologista. Recursos como ultrassom, ressonância magnética e histeroscopia (sonda)também são aplicados para o diagnóstico preciso.

Quando há sintomas
A doença pode ser assintomática, ou seja, se desenvolve sem dar nenhum sinal claro ao paciente de sua existência. Nos casos em que o mioma causa sintomas, as pacientes tem alterações na menstruação, aumento de massa corporal na região da cintura, aumento da frequência urinária e dores na região abdominal.

Durante a gravidez
Uma mulher grávida que tem um mioma no útero, tanto ela quanto o bebê, dificilmente terão complicações, especialmente sob supervisão médica. Apenas casos de miomas grandes ou próximos à cavidade uterina aferem problemas à gestação e à criança.Quadros como esses podem levar ao aborto espontâneo, parto prematuro e deslocamento da placenta.

Opções de tratamento
Os sintomas podem ser controlados por medicamentos. A cirurgia é considerada de acordo com a faixa etária da paciente, gravidade dos sinais e o tipo e a localização do mioma.Há recursos para a retirada dos miomas  que podem ou não preservar o útero entre as cirurgias convencionais. Já o processo minimamente invasivo, chamado ExAblate, mata as células que causam o mioma por ondas de ultrassom a uma temperatura de 80ºC guiadas por ressonância magnética.

Fonte: por Ivan Alves/VivaSaúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo