quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quatro dicas contra o câncer







A Sociedade Americana de Câncer divulga as novas recomendações no estilo de vida que ajudam a suprimir a doença e a impedir que ela volte.



1 - Comerás menos carne vermelhe e mais vegetais
O consumo excessivo de cortes bovinos e embutidos está associado a modificações celulares que levam ao câncer. Não se trata de aboli-los da dieta, mas dar mais espaço aos peixes. Já frutas e verduras são bem-vindas porque possuem fibras e antioxidantes, substâncias antitumores. 

2 - Praticarás exercícios
A atividade física tem de ser regular, a menos que haja contraindicações - não se deve suar a camisa no período que segue a quimioterapia, por exemplo. “O exercício combate a perda de massa muscular e a fadiga", conta a oncologista Maria del Pilar Estevez Diz, do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. 

3 - Não tomarás suplementos sem consulta médica
Essa medida vale especialmente para os fitoterápicos que prometem combater o problema. Faltam evidências sobre seu efeito, não existem doses seguras e ainda há o risco de interação com o tratamento oficial. Quem quiser usar precisa conversar com o médico antes. 

4 - Perderás ou manterás o peso
Os quilos a mais parecem favorecer o aparecimento de diversos tipos de tumor, assim como sua recidiva. "A obesidade pode elevar a quantidade de hormônios que contribuem para a doença nas mamas e no endométrio", exemplifica Maria del Pilar. Olho na balança!

Fonte: por Diogo Sponchiato/Saúde é vital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo