quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Queimaduras de sol: o que fazer para evitar?



O verão chegou e na estação mais quente do ano são comuns as queimaduras solares e as picadas de insetos. Mas como evitar esses problemas?

O dermatologista Carlos Gustavo Wambier explica que a melhor forma de se prevenir das queimaduras solares é utilizando filtros solares com FPS maior do que 30 e, ao sair ao sol, usar chapéus e guarda-sóis. O ideal é evitar ficar exposto ao sol das 10h às 16h, que é o horário em que a radiação solar é mais intensa em UVB, que é o tipo de radiação que induz a pele a produzir vitamina D, mas é também a radiação mais deletéria para a pele humana. "É a radiação que tem o maior potencial de causar câncer de pele e queimaduras solares", diz o dermatologista.

Porém, se a intenção for aumentar a produção de vitamina D, é nesse horário que ocorre a sua formação. Uma breve exposição de 5 a 10 minutos no horário de pico já induz a produção de muita vitamina D. "A vitamina D é fotossensível, portanto, se a pessoa fica muito tempo no sol a radiação solar também interfere, quebrando a vitamina D já produzida", explica Wambier.

A recomendação dos dermatologistas é que quem tem necessidade de vitamina D suplemente sua ingestão, com orientações feitas por um médico, a fim de evitar o extremo envelhecimento da pele e câncer de pele causado pela radiação solar em horários de UVB.

A radiação UVA (ultravioleta A) também envelhece a pele, de forma mais profunda, causando rugas e endurecimento da pele irreversíveis. O UVA chega à superfície da pele em qualquer horário em que o sol esteja acima do horizonte, sendo mais intenso ao meio-dia. O raio UVA atravessa vidros, e também é o raio mais difícil de ser filtrado pelos filtros solares. "Portanto é recomendado o uso de protetores solares que indiquem a proteção contra UVA em sua embalagem, de forma a comparar produtos", diz o dermatologista.

Cada paciente tem um tipo de envelhecimento, com queixas específicas (vermelhidão, manchas marrons, manchas brancas, pele áspera ou irregular, rugas), e o tratamento é individualizado.

Para queimaduras solares, é importante usar hidratantes sem perfumes e com o mínimo de álcool na sua composição, para evitar irritação sobre a pele já sensível. Gel de babosa (Aloe vera) causa um alívio importante para a pele avermelhada e pode ser usado várias vezes ao dia.

Evitar ao máximo o uso de sabonetes nessas áreas, pois o sabonete remove a oleosidade natural da pele, piorando a dor e o ardor. Quando a queimadura é muito grave, deve-se procurar um médico, em um pronto-socorro ou um dermatologista, se disponível, pois o tratamento médico se faz com medicações não disponíveis para a compra sem receituário.

Queimadura solar leva à desidratação, portanto é importante tomar sempre muita água e sucos. Outra dica é evitar comidas que possam deixar a pele mais sensível ao sol: limão, salsinha e aipo (fazem a pele queimar mais). Outra dica do dermatologista é comer comidas ricas em betacaroteno, como pequi, cenoura, brócolis e mamão, que protegem a pele do sol.


Picadas de inseto

Também muito comuns no verão são as picadas de inseto. A dica do Dr. Wambier é usar repelentes de mosquitos, com base de "DEET", que é o mais eficaz para prevenir picadas. "Também se pode comer mais alho (aproximadamente um dente por dia no caso de um adulto)", diz o dermatologista. Segundo ele, os repelentes "naturais" como a citronela são menos eficazes.

Depois que a picada já ocorreu, pode-se usar cremes ou pomadas com hidrocortisona (procure seu dermatologista para melhores orientações) para aliviar a coceira e nunca coçar. Quanto mais se coça, pior fica a reação à picada de inseto.

O uso tópico de pomadas e cremes contendo prometazina (uma  prática comum no Brasil) é condenado por dermatologistas pelo extremo potencial dessa substância em causar alergia na pele e principalmente se ocorrer exposição ao sol em seguida.

Fonte: Prof. Dr. Carlos Gustavo Wambier, Doutor em Ciências pela FMRP-USP, Médico Dermatologista, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Dermatologista da Clínica Wambier - Centro de Especialidades Médicas, em Ponta Grossa-PR / IDmed


Como o Sol queima a pele?
Há os raios que penetram na epiderme e os que ficam na superfície. E cada tipo age de uma maneira diferente.
Os responsáveis pelas queimaduras são os raios ultravioletas, que são classificados em UVA e UVB. Basicamente, a diferença entre eles é que o UVA penetra na pele e o UVB, não. Quando o UVB atinge a pele, os vasos sanguíneos se dilatam, formando o eritema, nome técnico para a vermelhidão. E, junto com a cara de pimenta, vem a ardência. Isso ocorre porque os raios  UVB ativam uma substância presente no corpo chamada prostaglandina. Quando liberada, ela deixa as células nervosas receptoras da dor extremamente sensíveis. E, se o UVB pode ser vilão no embelezamento do verão, o UVA tende a ser aliado. Afinal, esses raios estimulam mais a atividade de melanócitos, as células produtoras da melanina, resultando no bronzeamento da pele.

VERMELHO ATRASADO
Você saiu da praia aparentemente branco, mas, à noite, surpreendeu-se com o visual "moldura da capa da SUPER" que adquiriu. Isso é normal. O efeito dos raios UVB é tardio, aparecendo em média de seis a 24 horas depois da exposição ao Sol.

CASQUINHA PRAIANA
Quando tomamos muito sol, o aumento da melanina não causa apenas bronzeamento. Os raios solares atravessam a camada mais superficial da pele, que funciona como uma barreira contra as agressões externas. O UVA atinge o DNA das células, que ressecam e morrem. Essa camada de células mortas é a pele descascada - um ícone do verão.

Fontes: Ana Paula Garcia, dermatologista pela Faculdade do ABC; Carla Vidal, membro da Academia Americana de Dermatologia e Carlos Barcaui, diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia.



Pele queimada como pimentão

A radiação emitida pelo sol agride a pele. Queima suas células e danifica seu DNA. As células morrem, causando inflamação. É por isso que a pele fica vermelha, ardida, inchada. Após alguns dias, as células mortas são eliminadas do nosso corpo, e então a gente descama. Depois que a queimadura aconteceu, nada detém o processo de dano ao DNA, morte e eliminação das células. O estrago já foi feito. Os cuidados que a gente tem com a pele queimada servem somente para aliviar os incômodos sintomas desse processo.

O que fazer?

1-Aplique compressas frias sobre a pele quente, para resfriar. Você pode usar toalhas umedecidas em água fresca.

2-Um modo mais radical de resfriar a pele é entrar numa banheira com água fria. Para aumentar o poder de hidratação desse banho, coloque um punhado de maizena na água. Além de hidratar, a maizena combate a inflamação. Não use óleo de banho.

3-Não tome banho com água quente, e não exagere no sabonete.

4-Depois do banho, capriche no hidratante. Para aumentar o alívio que o este produto oferece, deixe-o resfriar na geladeira antes da aplicação.

5-Beba bastante água, pois isso ajuda a hidratar a pele.

6-Não exponha a pele queimada ao sol. Ela é fina e sensível. Fique à sombra e proteja-se com roupas.

7-Bolhas não devem ser estouradas. Elas protegem a pele nova e sensível, que ainda vai amadurecer.

8-Não arranque a pele que está descamando. Do mesmo modo que a pele da bolha, também essa serve para proteger a pele mais jovem.

9-Se você se queimou muito, consulte seu dermatologista, pois talvez seja o caso de usar algum medicamento.

10-E, por último, não repita mais esse erro. Os excessos ao sol e os danos à sua pele se somam durante a sua vida. Portanto, quanto mais vezes você sofrer queimaduras de sol, maior o seu risco de desenvolver câncer de pele.

Fonte: Por Lucia Mandel

Quando ir ao médico
O desconforto de uma queimadura de sol pode ser tratado em casa com os remédios descritos aqui, mas você deve ir a um médico se:
  • Está com muitas bolhas
  • Está com o corpo todo queimado
  • Suas bolhas rompem e inflamam
  • Você tem calafrios, febre e está tremendo
  • Você se sente mal como se estivesse gripado
  • A dor e a coceira ficam piores depois das primeiras 24 horas.
O tempo é o melhor remédio

No final das contas, o que vai mesmo curar suas queimaduras de sol é o tempo. Mesmo se suas queimaduras estiverem curadas, tome cuidado com o sol, porque demorará vários meses para que sua pele retorne ao mesmo nível de sensibilidade. Se você ficar exposto ao Sol enquanto sua pele ainda está se curando, ela irá queimar mais rápido e ficará mais danificada do que antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo