sábado, 19 de janeiro de 2013
Porque suamos?
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas e é um mecanismo que, basicamente, reduz a temperatura interna do corpo. Há dois tipos de glândulas sudoríparas: écrina e apócrina. A primeira regula a temperatura do organismo e é a fonte primária do suor excretado. A segunda secreta apenas sob estresse emocional.
As glândulas sudoríparas écrinas são controladas pelo sistema nervoso simpático e, quando a temperatura interna do corpo sobe, elas secretam uma substância salgada à base de água na superfície da pele. O líquido esfria a pele, por meio de evaporação, transferindo o calor excessivo para a atmosfera.
Tanto as glândulas sudoríparas écrinas quanto as apócrinas existem apenas nos mamíferos e, se ativadas na maior parte do corpo do animal, atuam como o termorregulador básico. Alguns mamíferos, como cães, gatos e ovelhas, tem glândulas écrinas apenas em áreas específicas - como nas patas e nos lábios - fazendo com que fiquem ofegantes para controlar sua temperatura.
O suor é um mecanismo natural que ajuda a controlar a temperatura do corpo. O suor que evapora da pele esfria o sangue, e esta redução de temperatura do sangue ajuda a regular a temperatura dos outros órgãos do corpo. O corpo humano tem aproximadamente dois milhões de glândulas sudoríparas, a maioria situada nas axilas, ao redor da cabeça, nas palmas das mãos e nos pés. Essas glândulas produzem aproximadamente meio litro de suor por dia. Em temperaturas muito altas, as glândulas sudoríparas podem produzir até seis litros por dia.
PARA ARREFECER O CORPO
A principal razão porque suamos reside no ajuste da temperatura do corpo. De fato, o suor constitui o mecanismo de arrefecimento corporal, e inicia-se sempre que as condições ambientais ou que o esforço físico induzem um aumento da temperatura corporal.
A título de exemplo, depois de tomar banho to-dos sentimos uma brisa fresca no corpo, quando este ainda está molhado. Este efeito refrescante é o resultado de algo que se denomina "calor de vaporização", um fenômeno que ocorre quando a água aderente à superfície da pele se evapora, provocando a diminuição da temperatura do corpo.
O suor reduz a temperatura do organismo por um mecanismo idêntico. Independentemente do calor e da intensidade do exercício físico, a temperatura mantém-se sempre perto dos 36,5 graus centígrados, graças ao suor.
Porque o suor CHEIRA MAL?
0 suor é, por si só, inodoro. De fato, o líquido segregado pelas glândulas sudoríparas é quase 99 por cento água.
0 suor só adquire o seu cheiro característico quando se mistura com as bactérias que habitam à superfície da pele e que alteram a sua constituição. 0 local em que este fenômeno é mais evidente consiste nas glândulas presentes nas axilas e na zona genital, onde a acumulação de suor é mais extensa. 0 mesmo se passa nos pés, que estão habitualmente envolvidos pelos sapatos e meias, o que cria um ambiente perfeito para as bactérias se desenvolverem.
SUOR E URINA: QUAL A DIFERENÇA?
Sabia que os componentes do suor e da urina são quase idênticos?
Para além de água, ambos contêm sais minerais, ureia, amônio e sulfatos. A diferença reside no fato da urina possuir uma quantidade de ureia cerca de dez vezes superior á do suor. Para além disso, e dado que o organismo liberta uma quantidade fixa de água ao longo do dia, existe uma estreita relação entre a quantidade de suor e a urina que o organismo produz. No Verão sua-se muito, pelo que a produção de urina diminui. Em contrapartida, no Inverno não existe necessidade de arrefecer o corpo, pelo que a produção de suor diminui, sendo compensada por um aumento do volume urinário. Tal explica por que é que existe uma maior tendência para ir á casa de banho quando está frio.
A RAZÃO DE SER DOS DESODORIZANTES
Existem duas razões básicas para se utilizar o desodorizante: diminuir a secreção de suor e exalar um cheiro agradável. Estas duas razões estão relacionadas, dado que o suor se associa a mau cheiro, principalmente porque os microorganismos que proliferam em zonas quentes e úmidas como as axilas produzem substancias químicas que são responsáveis por esse odor. Para diminuir a secreção do suor, a maioria dos desodorizantes contém uma substância química denominada cloridrato de alumínio, que exerce um efeito direto sobre as glândulas sudoríparas. Outra forma de eliminar o mau odor consiste em matar os microorganismos que proliferam no suor, recorrendo a substâncias químicas que se adicionam ao desodorizante. A maioria destas substâncias são tóxicas, podendo irritar as zonas mais sensíveis da pele.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário