Hoje, 20 de outubro, é o dia mundial de prevenção de uma doença silenciosa: a osteoporose Mas o que é a osteoporose? Osteoporose significa osso poroso, isto é, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. Ela é conhecida como uma doença silenciosa, pois muitas pessoas só descobrem que a tem quando sofrem uma fratura no quadril ou um acidente pequeno, como fechar uma janela emperrada ou abrir uma garrafa, e isso resulta em uma fratura do pulso.
Uma em cada três mulheres do mundo, são vítimas desse distúrbio caracterizado pelo enfraquecimento dos ossos por volta dos 50 anos e que, hoje, tem os cuidados para preveni-los reforçados mundialmente. Engana-se quem pensa que só deve tomar cuidados ao se aproximar dos 50 anos. Muitas pessoas, hoje, com 22 anos ou até menos, já são diagnosticadas com possibilidades altas de ter osteoporose. Quando mais cedo fizer o exames mais chances terá de conviver bem com a "inimiga" dos ossos. O exame de osteossonografia, que mede a densidade dos ossos é rápido, em menos de 10 minutos está pronto. A osteoporose não tem cura, mas tem prevenção. Muitas pessoas tiveram uma infância ativa, com ingestão de frutas, verduras, leite e por isso, talvez, podem se iludir de que não tem a possibilidade de terem o diagnóstico de osteoporose. Pura ilusão. O melhor é fazer o exame o quanto antes e, em caso positivo, se cuidar para desacelerar a perda de massa óssea nos próximos anos. Principalmente quem teve, na infância, intolerância à lactose e, por isso ingeriu pouco leite e derivados. Um adulto deve ingerir 1 mil miligramas(mg) de cálcio diariamente, três vezes mais em relação ao consumo do brasileiro, que fica em média em torno de 300 mg. Para se ter uma ideia, um pote de iogurte comum não contem mais de 200 mg de cálcio, ou seja, seriam necessários cinco para atingir a meta diária. Uma dieta mais equilibrada em cálcio, porém, deve ser variada, incluindo leite desnatado, queijo, requeijão ou leite com achocolatado. As porções vão mudar de acordo com a idade. Deve-se seguir uma tabela elaborada por nutricionista ou pelo seu médico, de acordo com a idade, que visa a ingestão diária de cálcio da seguinte maneira:
- Bebês - de 300mg a 600mg
- Crianças - de 600mg a 700mg
- Adolescente - 1.300mg
- Adulto - 1.000mg
- Idosos - 1.300mg
Alimentos ricos em cálcio:
- 1 copo de leite desnatado(200ml): 268mg
- 1 frasco(170ml) de iogurte de morango: 172mg
- 1 copo(200ml)de leite de soja: 240mg
- 1 fatia média de queijo minas frescal: 173mg
- 1 colher de sobremesa(10g) de requeijão light: 25mg
- 1 colher de sopa cheia(25g) de queijo cottage: 15mg
O que aumenta sua absorvição:
- Tomar sol três vezes por semana durante 15 minutos sem filtro solar, antes das 10h ou depois das 16h.
- Ingestão de vitamina K, ômega 3 e potássio
- Atividade física de impacto(corrida, musculação, etc.) três vezes por semana por 30 minutos, em dias alternados. Muitos pensam: quem tem osteoporose não pode praticar exercício físico. Puro engano! Execício físico é essencial. A mais recomendada é a caminhada. Procure sempre recomendações médicas para o seu caso.
O que diminui a absorção:
- Ingestão de café, de chá mate, de refrigerantes à base de cola e de energéticos; sal em excesso; muita proteína animal; deficiência de zinco e ingestão de álcool.
Lembrando sempre que este artigo tem propósitos informativos. ELE NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Consulte seu médico, sempre.
http://www.curves.com.br/v1/artigos_03_osteoporose.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário