A fama dos homens não é uma das melhores nos consultórios médicos, afinal de conta eles raramente aparecem por lá para uma visita de rotina. Talvez esse seja um dos motivos para que eles vivam um pouco menos do que as mulheres. Enquanto elas vão em média até os 77 anos, a ala masculina chega normalmente aos quase 70 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas será que os homens não se importam tanto com a própria saúde? "Talvez eles não se preocupem menos, mas ignoram e negam os sinais de que algo não está bem", acredita o clínico geral Eduardo Finger, especialista do Laboratório Salomão Zoppi Diagnósticos (SP).
Porém, como já sabemos, é de extrema importância ter o hábito de visitar regularmente os médicos para não levar sustos mais tarde...Lembra-se daquela velha máxima: melhor prevenir do que remediar? Os avanços da medicina foram significativos, mas só podem favorecer àqueles que fazem exames com periodicidade e antes de sentirem que a saúde está numa situação que requer ajuda.
Sexo e prevenção
O melhor especialista para acompanhar esses casos pode ser o urologista, que está acostumado a lidar com diversas questões da saúde masculina. A consulta não aborda apenas como anda a saúde do sistema reprodutor e urinário. Quanto mais cedo ocorrer, pode também servir para verificar o desenvolvimento do jovem e abordar assunto como orientação sexual. "Desde a infância, o acompanhamento deve ser feito com avaliação da genitália ( por exemplo, detecção de fimose que tenha indicação cirúrgica), e na adolescência com aconselhamentos para a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e da gravidez inoportuna e indesejada", descreve Valter Jaravoni, urologista e chefe do Departamento de Andrologia da SBU-RJ.
Mas é claro que a parte dos exames também é muito relevante, para acompanhar melhor a saúde de cada um. "Um dos papéis do médico em uma visita rotineira é mapear os fatores de risco e predisposições da pessoa que o procura", considera Finger. Portanto, mais do que simplesmente pedir uma bateria de teste, o médico vai investigar por meio do histórico familiar, condições de vida e hábitos,que doenças seu paciente está predisposto a ter. O segundo passo é então verificar se elas já estão presentes em seu organismo, em que estágio estão e se podem ser tratadas, retardadas ou até mesmo evitadas futuramente.
Exames que devem ser feitos:
Na sala de espera do laboratório de análise de análises clínicas
Concluiu que é melhor se precaver do que remediar? Aqui está um guia com os principais exames masculinos.
Exame de próstata
O que é - É feito o chamado toque retal, em que o médico verifica o tamanho dessa glândula. Também pode ser indicado o PSA, exame de sangue que mede uma substância produzida por células da próstata, cuja elevação pode significar problemas à vista.
O que detecta - Aumento da próstata e câncer.
Quando fazer - Após os 40 anos de idade, com periodicidade definida por seu urologista.
Colonoscopia
O que é - Um filme ótico filma e analisa toda a mucosa intestinal, verificando se há alterações ou feridas.
O que detecta - Câncer no reto ou intestino grosso.
Quando fazer - A partir dos 50 anos, a cada 5 anos se estiver tudo bem, a cada 2 anos se mostrar alterações.
Autoexame testicular
O que é - Esse é um tipo de autoexame que o homem faz durante o banho mesmo, apalpando o testículo e conferindo se não há nada diferente, exatamente como as mulheres devem fazer com as mamas.
O que detecta - Câncer nos testículos.
Quando fazer - como se trata de uma prática de auto cuidado, todos os dias, a partir dos 15 anos.
Exame de sangue
O que é - Coleta sanguínea que irá medir a quantidade de glicose, perfil lipídico (colesterol ou triglicerídeos), ácido úrico, creatinina e o hemograma completo e, em alguns casos, os níveis de testosterona
O que detecta - Problemas como gota, diabetes,colesterol ou triglicerídeos altos, hipogonadismo (se já houver sintomas, entre outros.
Quando fazer - Anualmente, a partir dos 20 anos.
Exame de urina
O que é - Coleta da urina para pesquisa de elementos anormais e/ou presença de sedimentos.
O que detecta - Doenças nos rins, como cálculo renal, e até mesmo indícios de diabetes e hemorragias.
Quando fazer - A partir dos 20 anos, anualmente.
Exames cardiovasculares
O que é - Muitos homens com disfunção erétil podem apresentar hipertensão, portanto incluem a aferição da pressão, teste ergométrico, ecocardiograma, assim como o exame de ultrassom do coração.
O que detecta - doenças cardíacas como a hipertensão ou algum tipo de arritmia.
Quando fazer - a partir dos 40 anos, se houver suspeitas.
Fonte: Nathalie Ayres/Viva Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário