sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Como se livrar das micoses






Pés e unhas são partes do corpo vulneráveis à infecções por fungos. Porém o problema pode ser driblado com alguns cuidados em casa e na academia. A pele que apresenta descamação, coceira ou alteração na sua cor merece uma atenção especial. Todos esses sintomas podem ser indícios de micose, termo que abrange infecções cutâneas causadas por fungos e leveduras. 


As áreas do corpo preferidas para o ataque desses micro-organismo são pés, unhas e virilha, mas eles podem atingir qualquer local sem distinção. "O fungo normalmente vive nos poros da pele e se alimenta da sua oleosidade. Seu crescimento exagerado resulta na infecção, cujas lesões são geralmente pequenas, de bordas esbranquiçadas ou marrom-acastanhadas", resume Luiz Carlos Martins Pedreira, podoterapeuta e fundador do Spa dos pés.

Ambiente propício 
Os fungos estão em toda parte e costumam ser combatidos pelo nosso sistema imunológico. A micose ocorre quando esses micro-organismos encontram condições favoráveis para a sua multiplicação exacerbada, como umidade e calor. É por esse motivo que a incidência do problema geralmente está associado ao uso de calçados fechados, ao contato prolongado de roupas suadas com a pele ou ao hábito de não secar direito após o banho. "Não secar locais como o vão entre os dedos dos pés a virilha, a região abaixo das mamas e outras dobras do corpo deixa a pele exposta à umidade. Aliada ao calor, pode causar micose", adverte Luiz G. Martins, coordenador da área de Dermatologia do Laboratório Fleury.

A entrada dos fungos no organismo é ainda facilitada por lesões, principalmente no caso das micoses de unhas (onicomicose). Atividades simples como o atrito da buchinha vegetal ao lavar a louça ou a digitação constante pode provocar traumas nas cutículas, predispondo o problema. O mesmo princípio vale para esportes que envolvem diretamente os pés, como futebol e corrida, em que há risco de deslocamento das unhas.


Sem defesa
Compartilhar toalhas e calçados é uma porta aberta para as micoses, que podem ser transmitidas de uma pessoa a outra com extrema facilidade. Sabe-se ainda que a queda na imunidade está intimamente relacionada ao aparecimento do problema. É muito comum, por exemplo, pessoas diabéticas terem micoses recorrentes. Para completar, há indivíduos que não possuem defesas fortalecidas contra esses fungos. Por isso estão mais dispostos a apresentar esse tipo de doença.

Problema de homem
Não é exagero dizer que , entre todos os tipos de micoses, o pé de atleta é o mais conhecido entre os homens. Nele, a pele entre os dedos descama e tende a ficar avermelhada e ressecada na sola. Alguns indivíduos podem ainda desenvolver uma pequena placa ou bolha que coça. O pé de atleta é contagioso e pode ser transmitido ao andar descalço. Por esse motivo, é fundamental não dispensar os chinelos no vestiário da academia ou na caminhada pela praia. A beira da piscina é outro perigo, pois a água que permanece quente e parada se torna um perfeito viveiro de fungos. Além disso, pés suados, meias apertadas e sintéticas potencializam as chances da infecção dar as caras.  Esse fungo cresce melhor no escuro e em lugar quente e úmido. Ou seja, os pés calçados são realmente perfeitos para que ele se desenvolva.


Questão de tempo
Sua pele parece estar com uma micose? O primeiro passo é correr para um dermatologista e confirmar o diagnóstico. Muitos dos sintomas podem ser facilmente confundidos com o de outras doenças - como a Psoríase, por exemplo - necessitando a investigação de um profissional. Já falamos da Psoríase aqui no blog:
http://www.blogdogts.blogspot.com.br/2012/11/do-que-uma-doenca-de-pele-psoriase-e.html

Em linhas gerais, o tratamento pode ser feito com medicação tópica, oral ou pela combinação de ambas, dependendo de cada caso. Entretanto, é preciso ter um pouco de paciência para que a cura seja completa, principalmente no caso das unhas. Enquanto as micoses demoram um mês para serem eliminadas, o crescimento de uma nova unha saudável pode levar um ano.

Pele sem fungos
No dia a dia, algumas dicas simples de higiene ajudam a manter afastados os micro-organismos causadores da micose da pele.

  • Faça exercícios sempre com roupa limpa e é recomendado lavar as camisetas e bermudas tão logo voltem da academia.
  • Se deseja prevenir os pés de atleta, mantenha a região limpa e seca. Esse hábito pode ajudar a prevenir o problema.
  • Outra boa estratégia é usar o secador de cabelos, especialmente nos locais que podem ser afetados pelos indesejáveis fungos.
  • Desodorantes para pés e pó fúngico são bem-vindos. A indicação dos especialistas é usá-los também nos sapatos.
  • Substitua o tênis pelo chinelo quando estiver na tranquilidade do lar.
  • Preferencialmente, mesmo que tenha um calçado predileto, não o utilize durante dias seguidos.
  • Prefira meias de algodão e deixe os sapatos ventilar após o uso.
Fonte: por Leonardo Valle/VivaSaude

Para saber mais: http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=10-perguntas-respostas-sobre-micose-unha&id=4328

Um comentário:

  1. Anônimo12:06 AM

    COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir

▲ Topo