domingo, 2 de dezembro de 2012

Conjuntivite

  

  1.O que é?
A conjuntivite é causada por uma infecção da membrana fina e vascularizada  que recobre grande parte do globo ocular. Pode durar de poucos dias a duas semanas e ser resultado de um trauma, ocasionado por algum corpo estranho, de substâncias que desencadeiam alergia, de vírus ou bactéria. A maioria das conjuntivites é autolimitada, ou seja, não deixa sequelas, porém se não tratada, pode comprometer a função visual.

     2. Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas dependem do tipo de conjuntivite. A não contagiosa pode ocorrer após ferimento nos olhos e causam ardência, vermelhidão, lacrimejamento, coceira, fotofobia e sensação de corpo estranho no globo ocular. Já a alérgica, além de ardência, vermelhidão e lacrimejamento, desencadeia inchaço da pálpebra e da conjuntiva (membrana). A contagiosa, causada por vírus e bactérias, geram todos esses sintomas e ainda apresentam corrimento mucoide (mais frequente na viral) ou purulento (comum na bacteriana).

     3. Diagnóstico 
O diagnóstico deve ser feito pelo oftalmologista, que avaliará a história clínica, os sintomas e realizará a biomicroscopia (avaliação feita com lâmpada de fenda). Geralmente o exame feito no consultório e suficiente para detectar a doença, mas, as vezes, é necessário coletar material ocular para estudo laboratorial.

     4. Tratamento 
Caso seja não contagiosa, o médico deve receitar anti-inflamatório. No caso da conjuntivite alérgica deve-se afastar a causa e usar anti-inflamatórios e lubrificantes. Quando contagiosa, seja viral ou bacteriana, são prescritos anti-inflamatórios e antibióticos, além de higienização ocular com compressas de água fria.

     5. Formas de evitar o contágio
No caso da conjuntivite contagiosa recomenda-se lavar bem as mãos, não usar objetos comuns (travesseiros, toalhas, maquiagens, esponjas), não frequentar locais muito aglomerados (piscinas, ônibus), não coçar os olhos e não usar lentes de contato. Já para evitar a conjuntivite não contagiosa e alérgica, o ideal é usar óculos protetores para não correr o risco de machucar os olhos com objeto ou substância que desencadeiam doenças.




Esta é uma dica do Blog do GTS sobre a conjuntivite. Espero que tenham gostado.

Fonte - Marcela Carine/Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo