sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Verdade ou mentira?Tire suas dúvidas






Não acredite em tudo que ouve por aí sobre alimentação. Muita coisa pode ser besteira e comprometer sua saúde. A cada dia somos bombardeados por muita informações. tem a imprensa, televisão, internet. Fica difícil saber o que é verdade e o que é mito. O que se pensava durante um tempo deixa de ser verdade porque as pesquisas comprovam o contrário. É o caso, por exemplo, do café.




Durante anos acreditou-se que ele era um verdadeiro veneno, fazia mal para o coração. Depois, descobriram-se seus benefícios: tem, além da cafeína, potássio, zinco, ferro, magnésio e polifenóis antioxidantes, que fazem dele uma bebida saudável. Só que uma pesquisa com dois mil funcionários de uma empresa de Chicago, confirmou que a bebida é contraindicada em grandes quantidades, pois pode aumentar o risco cardíaco. Por outro lado, um trabalho Francês demonstrou que a cafeína pode inibir a formação de tumores. São verdades que mudam conforme avança o conhecimento.

Mas certas crenças são mesmo pura bobagem: ficar em jejum não ajuda ninguém a emagrecer, muito menos ficar saudável; barrinhas de cereais não tem a quantidade diária recomendada de fibra. E por falar em fibras, elas podem fazer mal ao intestino. Nas próximas linhas você vai desvendar alguns mitos sobre alimentação que podem comprometer sua saúde.

Fuja dos ovos porque eles aumentam o colesterol
Mentira - O mito surgiu porque a gema é o alimento conhecido com a maior quantidade de colesterol. Mas os estudos mostram que esse colesterol não é totalmente absorvido pelo organismo e que comer um ovo por dia é totalmente seguro. Uma dieta com zero ovo não chega a colocar sua saúde em risco, mas é um desperdício. "O ovo contém albumina, que contribui para a regeneração de tecidos, além de ser fundamental para o cérebro", diz a nutricionista Roseli Rossi, da clinica Equilíbrio Nutricional (SP).



Ficar em jejum ajuda a emagrecer
Mentira - Claro que ficar sem comer diminui nosso peso. Afinal, emagrecer é desequilibrar o balanço entre as calorias do que se come e do que se gasta. Se você não comer nada, logicamente vai gastar calorias que não ingeriu. Mas isso faz mal. Quando você reduz drasticamente sua ingestão de calorias, seu corpo reage e começa a trabalhar mais devagar para gastar menos. Além disso, na falta de calorias, o organismo vai buscá-las nas proteínas, ou seja, nos músculos. Eles encolhem e murcham.

Chocolate amargo faz bem ao coração
Verdade - O pó do cacau é rico em antioxidante chamados flavonoides, e há várias pesquisas mostrando que essas substâncias são eficientes em reduzir o risco de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Os flavonoides tem gosto amargo e muitos fabricantes o removem da composição do chocolate. Por isso prefira sempre o chocolate escuro e amargo.



Não ingerir carboidrato emagrece
Mentira - O carboidrato é um nutriente que mais facilmente se transforma em glicose, energia pura para o corpo. Quando você deixa de ingeri-lo , passa a usar as reservas para gerar glicose. Boa parte dessa reserva está na massa muscular e, usando-a, você perde peso e fica mais flácido. As reservas - como o próprio nome diz - não são a fonte principal de energia. "Por isso, ao consumi-las, surgem sintomas como dor de cabeça, cansaço e fadiga", explica a nutricionista Cristiane Ruiz Durante (SP). Além disso, se você come menos carboidrato, a tendência é ingerir mais proteínas (principalmente as de origem animal) e gorduras, resultando em uma alimentação rica em gorduras saturadas, que elevam seu colesterol.





Comer devagar é melhor para a saúde
Verdade - Quando a gente come, nosso organismo precisa de mais ou menos 20 minutos para enviar ao cérebro que já ingerimos calorias suficientes. Esta mensagem precisa chegar ao cérebro para que ele produza substâncias que geram a sensação de saciedade. Quando a pessoa come depressa, não há tempo para o cérebro interpretar que estamos satisfeitos, assim, a pessoa vai acabar ingerindo calorias demais.

Arroz e feijão é a dupla perfeita da dieta
Verdade - O feijão não possui todos os aminoácidos essenciais, aqueles que não são produzidos pelo nosso corpo e tem que vir da alimentação. Mas, se consumido com arroz, o problema desaparece. "Isso porque, embora o arroz seja rico em carboidrato, ele também tem sua parte em proteína, formada justamente pelos aminoácidos essenciais que faltam no feijão. Assim, ingeridos juntos, a absorçaõ de ambos é potencializada", diz a nutricionista Inty Davidson (SP).




Uma barra de cereais fornece as fibras de que você precisa diariamente
Mentira - É só observar a quantidade de fibras em gramas por unidade. Em média,, uma barra de cereais tem de 1 a 4 gramas de fibras, sendo que a recomendação diária para um indivíduo saudável é de 30 gramas. Imagine quantas barras você teria de comer diariamente para atingir a necessidade de fibras! Portanto, a melhor maneira de supri a recomendação é incluir mais alimentos crus nas refeições, como folhas verde e frutas. Aliás, a variedade é sempre a melhor recomendação para evitar a monotonia e não enjoar.


Uma dieta livre de gordura é boa para você
Mentira - Alguns tipos de gorduras, como as trans - usada para dar consistência aos produtos industrializados - realmente fazem mal para a saúde. Mas uma dieta completamente livre de gorduras é impossível de atingir e certamente não seria saudável. As gorduras de boa qualidade são necessárias para, por exemplo, carregar vitaminas como a D, a E e a K. E um grupo de nutrientes, chamados ácidos graxos, encontrados principalmente nas carnes de peixes de água fria, são fundamentais para a saúde, contribuindo para formação de membrana celular, para o bom funcionamento do cérebro e para a produção de hormônios como as prostaglandinas, envolvidas no funcionamento do corpo como um todo.

Se comi muito devo praticar atividade física
Mentira - Atividade física bem direcionada sempre é bom, mas o gasto calórico que ela gera nem sempre compensa o excesso de alimentos ingeridos. Imagine que você tenha comido um prato de feijoada cheio de gordura no almoço. Não adianta partir para uma malhação pesada à tarde, mesmo que você consiga. "Quando praticamos uma atividade física, o corpo escolhe em que momento vai queimar carboidrato, proteína (músculos) ou a gordura", explica o médico especializado em nutrição Eric Slywitch. Para queimar a gordura é preciso realizar  exercício leve a moderado, por meses. Exercícios mais intensos queimam músculos. E isso  é mais eficiente para queimar o humor do que as gorduras. Ainda mais depois de uma feijoada.

É preciso beber pelo menos 2 litros de água por dia
Mentira - "A água é essencial para o bom do organismo e de seu equilíbrio", diz a nutricionista Roseli Rossi. "Entretanto, a quantidade necessária varia de pessoa para pessoa". Quando falamos em água, o organismo sabe usar não apenas aquela que está no copo, mas também a misturada nos alimentos e outras bebidas. Então, pode ser que você esteja consumindo o suficiente mesmo sem os 2 litros. A melhor fórmula para saber se está ingerindo líquido suficiente é observar a cor da urina. Amarelo-claro indica que o corpo está bem hidratado.




Uma maçã por dia mantém o médico longe
Verdade - A frase tem mais efeito em inglês por causa da rima: An apple a day keeps the doctor away. Mas é verdadeira para os falantes em qualquer língua. Ela contém vitamina C que, consumida regularmente, fortalece o sistema imunológico e é rica em flavonoides, que previnem doenças cardíacas, ajuda a manter você magro, por causa do ácido ursólico encontrado na casca. Isso para falar de alguns benefícios.


Fibras sempre ajudam no funcionamento do intestino
Mentira - Elas são ótimas, não há dúvidas, e fundamentais para o bom funcionamento do sistema digestório. Mas se forem consumidas "a seco" podem fazer que o intestino trave. Para entender como isso funciona, faça a seguinte experiência: coloque duas colheres (sopa) de aveia em uma vasilha com apenas uma colher (sopa) de água. O que acontece? "As fibras puxam todo o líquido e a mistura vira um cimento", descreve Inty Davidson. Imagine só como ficará dentro do seu intestino. É constipação na certa. Por isso garanta que a linhaça, a aveia, o farelo de trigo  e outras fibras sejam acompanhadas por líquidos.




Comendo bananas não terei cãibras
Mentira - O surgimento de cãibras, está, sim, associado à falta de potássio que existe em abundância na banana. Mas a dolorosa contração não é causada apenas pela carência desse mineral. "A cãibra também pode estar relacionada à falta de cálcio e sódio, perdida com a transpiração durante a prática esportiva", explica a nutricionista Natália Dourado, consultora da Nutricêutica Alimentos Funcionais (SP). "A desidratação interfere no sistema de contração muscular". Ou seja, a banana pode ajudar a evitar cãibra, mas não funciona sozinha. Mesmo que se comam dúzias da fruta, se o corpo não estiver bem hidratado, a dor vai aparecer de qualquer jeito.



É sempre melhor comer vegetais crus
Mentira - Nem sempre. Alguns vegetais, quando crus, apresentam toxinas. O feijão é um exemplo. Certos tipos carregam uma substância chamada lectina e, outros, cianido, que podem provocar diarrea se o alimento for consumido cru. É certo que, no dia a dia, as pessoas não comem feijão cru. , mas algumas dietas naturalistas pregam seu consumo na forma de farinha, que pode ser perigoso. Outro exemplo é a batata, bastante indigesta se consumida crua.

Fonte: por Ivonete Lucírio         Ilustração - Bruno Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo