quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Regule suas taxas - colesterol, triglicérides...



A reeducação alimentar é sempre o primeiro passo nos tratamentos de triglicérides e colesterol altos, hipertensão e diabetes. E não por acaso: escolher bem o que você come é a chave para manter todos esses índices sob controle. É perfeitamente possível que um a pessoa ativa e que segue uma dieta saudável se depare, de repente, com resultados nem tão positivos nos check-ups anuais: eles podem, sim, indicar que o sujeito está preste a desenvolver problemas sérios em decorrências de níveis alterados de colesterol, triglicérides, glicemia ou mesmo de pressão arterial.


















Mas é bom saber que este personagem fictício, na vida real, é uma exceção à regra. Ou seja: a maioria das pessoas que engrossa a grande listas de pacientes em tratamento para essas doenças, no mundo todo, tem lá a sua parcela de culpa no cartório. E, em geral, estão pagando um preço altíssimo de abusar de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sódio, no dia a dia.

Descartados os problemas de alterações genéticas, podemos dizer que a dieta adotada tem influência decisiva na forma como essas taxas se apresentam. E, portanto, a reeducação alimentar deve ser a primeira abordagem terapêutica, nesses casos. Partindo desse princípio, vamos reunir aqui as regras de ouro para quem quer manter essas taxas sob controle sem uso de medicação, apenas investindo no controle rigoroso do que consome.

Triglicérides








O que é - Trata-se da nossa maior fonte de energia. Os triglicérides agrupam três unidades de ácido graxos, que são a menor unidade de gordura existente. para se formarem, os triglicérides não dependem apenas da ingestão de gorduras. Toda vez que comemos em excesso, o que sobra é transformado em triglicérides e armazenado no organismo. Até aí, tudo bem, não fosse o fato de que ele tende a se depositar ao redor do fígado, prejudicando-o. Também diminuem os níveis de HDL (colesterol bom), possuem ação oxidante e inflamatória e são até capaz de lesionar a parede interna dos vasos. Para passar bem longe desses riscos mantenha os índices sempre abaixo de 150 mg/dl.


Como controlar - Evitar todo tipo de excesso à mesa vai ajudar, já que o triglicérides representam a principal ferramenta que o nosso organismo utiliza para armazenar gordura no tecido adiposo, na tentativa de abastecer nossas reservas de energia. Cortar gorduras ruins e substituí-las pelas boas, como no caso do colesterol alto, também é fundamental.

5 Alimentos que não podem faltar na sua dieta - Salmão, farinha de feijão-branco, limão, berinjela e nozes. 

Salmão








Nozes



Porque fazem bem - O salmão, fonte de ômega -3, reduz os níveis de triglicérides, já a farinha de feijão contém uma proteína (faseolamina) capaz de diminuir a absorção dos triglicérides. O limão, cheio de polifenóis facilita o metabolismo das gorduras, diminuindo a fabricação de triglicérides pelo fígado. A berinjela é adstringente e as nozes são anti-inflamatórias e antioxidantes.

O que cortar - Excesso de massas , carnes gordas, doces, frituras, bebidas alcoólicas, vísceras, camarão, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral e seus derivados.

Porque fazem mal - Os carboidratos provenientes das massas e dos doces tem a capacidade de diminuir a oxidação das gorduras, causando um amento de sua concentração no sangue. Alimentos que apresentam um teor muito elevado de gorduras saturadas e trans também contribuem para elevar os níveis de triglicérides às alturas. As bebidas alcoólicas são tão perigosas quanto. O etanol é precursor dos triglicérides.


Colesterol

O que é - Uma gordura que circula no sangue e integra todas as nossas células, tornando-as mais fluidas e permitindo a entrada e saída de substâncias. O colesterol é essencial para garantir a atividade do sistema nervoso e a síntese de hormônios. O grande problema é que, para se locomover, ele precisa de uma lipoproteína de baixa densidade, o LDL(o chamado "mal colesterol"). É ele que circula pelos tecidos e que pode, quando em excesso, obstruir as artérias. O LDL é precursor da arteriosclerose e pode causar complicações cardiovasculares sérias. O ideal é que o nível de colesterol total fique abaixo de 200 mg/dl e que o LDL não ultrapasse 100 mg/dl.



Como controlar - O principal objetivo da dieta é diminuir o LDL e aumentar o HDL (colesterol bom) no sangue. Estas últimas trazem de volta para o fígado todo o colesterol que está sobrando no corpo, corrigindo partes dos estragos feitos pelo LDL. O segredo, então, é aumentar fontes de boas gorduras, as monoinsaturadas.

5 Alimentos que não podem faltar na sua dieta - Aveia, leite de soja, azeite de oliva extravirgem, feijão-de-corda integral e tomate.

Porque fazem bem - A aveia possui alto teor de fibras solúveis, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo. Já a proteína de soja é rica em saponina, composto com ação comprovada na redução da absorção do colesterol no fígado, tanto quanto a vicilina do feijão-de-corda. O azeite é uma das melhores fontes de gordura monoinsaturada. E o tomate, por fim, contém licopeno, que atua como antioxidante, prevenindo e combatendo a formação de placas de gordura.

O que cortar - Frituras, embutidos, cortes de aves com pele, leite integral, bolos prontos, bacon, carnes vermelhas em excesso, maionese e manteiga.

Porque fazem mal - Apresentam gorduras saturadas e trans, que aumentam a produção de colesterol pelo fígado e os níveis de LDL. Essas gorduras são a parte mais saborosa dos alimentos e, infelizmente, não tem um substituto à altura. Porém, vale investir em trocas inteligentes para poupar a saúde. Assim, substitua o bacon do feijão pelo alho e pela cebola.


Hipertensão

O que é - O coração realiza o bombeamento de sangue para os vasos, encarregados, por sua vez, de distribuir esse fluxo por todo o corpo. a pressão arterial é a pressão que o sangue exerce sobre as paredes dos vasos. Em pessoas hipertensas, esta pressão é elevada e, se não for tratada a tempo, aumenta a prevalência de AVC ( acidente Vascular Cerebral) em 40% e de infartos em 25%. Em geral, para serem considerados ideais, os níveis de pressão máxima (sistólica) e mínima ( diastólica) precisam estar abaixo de 130 mmHg e 85 mmHg, respectivamente.


Como controlar - O consumo excessivo de sal é um dos principais causadores de hipertensão. Para controle da doença, precisamos adotar um padrão alimentar conhecido como DASH(leia mais sobre DASH aqui: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&id=587&categoria=1).  Ele prevê restrição de todos os pratos ricos em sódio e consumo aumentado de vegetais, grãos integrais, carne de peixe e aves magras, azeite de oliva extravirgem e oleaginosas, que garantem um aporte adequado de magnésio, potássio, cálcio, proteínas e fibras.

5 alimentos que não podem faltar na sua dieta - Aipo, brócolis, cebola, alho e abóbora.

Porque fazem bem - O aipo é um excelente diurético, ajudando a evitar o acúmulo de substâncias tóxidas nocivas ao coração e ao sistema nervoso. Já o brócolis é rico em ácido fólico, fitoestrógenos, cálcio, magnésio e vitamina C, que auxiliam na regulação da pressão. A cebola, graças à quercetina, e o alho, que possui alicina, favorecem a circulação sanguínea. A abóbora é fonte de betacaroteno e antioxidantes, que também atuam no controle da pressão arterial.

O que cortar - Excesso de sal, molho inglês, shoyu, ketchup, caldos de carne e legumes, alimentos industrializados com alto teor de sódio, embutidos, enlatados e bebidas alcoólicas.

Porque fazem mal - O sal aumenta a retenção de líquidos no organismo, o que influencia diretamente a pressão, fazendo-a subir. Porém, tão importante quanto cortar o sal durante o preparo dos pratos, é evitar os alimentos prontos e os que são conservados à base de sal A ingestão de álcool por períodos prolongados também é associada à pressão alta, aumentando a probabilidade de sofrer de complicações cardiovasculares.

Glicemia


O que é - A taxa indica a concentração de glicose (açúcar) no sangue e é considerada normal se estiver entre 60 e 99 mg/dl. Em linhas gerais, quem obtém muita açúcar da alimentação desenvolve resistência a um hormônio chamado insulina, produzido pelo pâncreas. E é justamente a insulina a responsável por empurrar a glicose para dentro das células para que seja usada, ali, como fonte de energia. Porém, quando esse processo não acontece como deveria, a glicose passa a se acumular no sangue e seu excesso é eliminado pelos rins, através da urina, antes que o organismo consiga utilizar a substância como um importante combustível para suas atividade. Por isso mesmo, o desequilíbrio nos níveis de glicose pode comprometer o funcionamento dos rins, além de acarretar outras consequências, como problemas de visão e de coração, incluindo o infarto.


Como controlar - O ideal é que a dieta seja fracionada e balanceada. Toda vez que nos alimentamos, a glicemia tende a disparar, desencadeando o aumento da secreção de insulina. Então, não convém fazer longos períodos de jejum e é altamente recomendável que se evite comer muito em cada refeição. Essa é uma saída eficiente para evitar crise de hiperglicemia, quando a glicemia aumenta de maneira súbita no sangue, elevando os níveis de insulina e causando mal-estar.

5 alimentos que pode faltar na sua dieta - Pêssego, feijão carioca, morango, maçã com casca e amendoim.

Porque fazem bem - O pêssego é fonte de minerais, carotenoides e os polifenóis, substâncias reconhecidas as suas funções no controle da glicemia. Já o feijão contém pectinas  e gomas que diminuem a absorção do açúcar. O morango, além de oxidante, é uma das frutas que possui os mais baixos teores de açúcar em sua composição. As fibras insolúveis, contidas na casca da maçã, melhoram o funcionamento intestinal, arrastando o excesso de glicose para fora. Por fim o amendoim é cheio de proteínas e de gorduras monoinsaturadas, e não contribui para elevar o índice glicêmico.

O que cortar - Embutidos, enlatados, carnes gordas e excesso de carboidratos simples, como refrigerantes e doces, massas feitas com farinha branca, arroz branco e bebida alcoólica.

Porque fazem mal - As massas e os doces são capazes de aumentar muito rapidamente a glicemia, favorecendo crises. Já o álcool pode conduzir a hipoglicemias severas, quando o excesso de insulina também acarreta mal-estar. Ambos os quadros favorecem o descontrole do diabetes. 

Fonte: por Rita Trevisan/Viva Saúde

Obs. do GTS - Tudo na vida não vem fácil! Nem a saúde. Se quiser ter boa saúde por um longo período, corte os excessos e o que é prejudicial - aliás, tudo que é bom é prejudicial. Se não puder eliminar de vez, pelo menos, diminua a quantidade ingerida e já sentirá a diferença em tudo: na disposição, no peso... você é o juiz de si mesmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo