terça-feira, 16 de outubro de 2012

A "farsa" do mensalão caiu por terra







Que os políticos mentem não é novidade para ninguém. Mesmo quando há imagens claras sobre o que fizeram, ainda assim, tentam esconder os fatos. E todos são de uma habilidade incrível para maquiar os fatos a seu favor, sempre. No escândalo do mensalão aconteceu a mesma coisa. O mensalão foi  o esquema de corrupção, posto a funcionar no começo do primeiro mandato do governo Lula, que consistia em comprar com dinheiro desviado dos cofres públicos parlamentares da base do governo.


Na semana passada houve a grande mudança na justiça brasileira: os corruptos estavam sendo punidos pelo Supremo Tribunal Federal. José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil, dizia que o mensalão era uma farsa, mas foi desmascarado e condenado pelo STF. Se vai para a prisão, temos que esperar mais um pouco para afirmar isso. Mas já foi um avanço. Vamos esperar que este avanço seja completo e que os punidos paguem pelos seus atos.

Durante sete anos os envolvidos no mensalão negaram de forma dissimulada pelos réus do PT e seu apoiadores com a tese de que o mensalão nunca existiu. Ainda no início do julgamento, quando os advogados dos réus iam defender seus clientes, ficava evidente a cara de pau da defesa em querer jogar a culpa na imprensa, que mesmo pressionada, não se curvou e continuou a apurar e publicar as notícias, cada dia com novos envolvidos. E as provas eram incontestáveis. Mas sempre tentavam ludibriar o povo brasileiro. Se a defesa alega que o mensalão não existiu, quem, então, fez aqueles fatos citados com nomes, locais e documentos comprovados? Ainda bem que o STF mostrou de forma clara quem foram os culpados.

É uma decisão para ser comemorada por todos os brasileiros e que mostra que uma imprensa livre e independente é o caminho para se consolidar uma democracia e mostrar o vigor das instituições. Se a imprensa se curvasse perante as armações dos culpados, certamente os responsáveis não teriam sido punidos e as versões dos acusados, o que é pior, teriam prevalecidos sobre os fatos e seriam confirmados como a verdade oficial.

O julgamento que se encerra marca uma nova era para o Brasil. Uma era onde podemos acreditar no fim da impunidade para os corruptos. Mas muita coisa ficou de fora. A investigação não foi longe o suficiente para rastrear o destino final dos milhões de reais envolvidos no mensalão. O julgamento do mensalão entra na fase final. O passo seguinte é definir as penas de cada condenado. Sempre ouvi dizer que quem tem dinheiro não vai para a cadeia no Brasil. Só nos resta esperar para saborear este fato histórico no país, em que políticos que cometeram crimes de corrupção vão parar atrás das grades. Que assim seja, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo