quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Dentista, o amigo da sua boca




Hoje, 25 de outubro, é comemorado o dia do dentista. Foi definido este dia porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311, que criou os primeiros cursos de graduação odontológica do Brasil. Uma portaria do conselho Federal de \odontologia tornou a data oficial para comemoração do dia do dentista brasileiro. O dentista é o profissional que cuida dos dentes, gengivas e de alguns ossos faciais, como o maxilar. Até bem pouco tempo atrás, o dentista era temido pelo barulhinho amedrontador de seus instrumentos. Hoje, com instrumentos mais modernos, tratar de uma cárie já não assusta tanto.


O tratamento pode ser feito até mesmo com laser. No entanto, muitas pessoas ainda preferem ficar longe de um consultório odontológico. Além de tratar de cárie, o dentista é responsável por realizar a prevenção de doenças da boca e ensinar a correta higiene bucal. Quando especializado em ortodontia, o profissional realiza os procedimentos necessário para corrigir a posição dos dentes por meio do uso de aparelhos ortodônticos e quando necessário, por meio de extração de alguns deles. O dentista é responsável ainda por certos tipos de cirurgias faciais.

A dor de dente, quando chega, atrapalha a nossa vida. Não conseguimos mastigar direito, perdemos noites de sono e aí, não tem jeito, temos que ir ao dentista. Se você tem medo, lembre-se que hoje em dia existem vários métodos que estão sendo criado para diminuir o medo de dentista que as pessoas tem. A confiança no dentista é o primeiro passo para destruir o medo. Para amenizar a odontofobia (medo de dentista) é importante que o paciente escolha um profissional de confiança e que tenha paciência em lhe explicar o tratamento dental e que saiba como lidar com esse medo de dentista que tantas pessoas tem.
Quem nunca passou por um tratamento doloroso em um consultório dental? Só responderá não caso nunca tenha entrado em um consultório antigamente. Hoje, a odontologia brasileira está em plena evolução e apresenta uma realidade tecnológica altamente eficiente. Veja as novidades:
- Anestesia computadorizada - Com fluxo anestésico controlado o aparelho insere a anestesia com grande exatidão. E o melhor, a agulha é ultra fina, gerando um menor incômodo. O paciente não sente dor.
 - Gel clareador com nanotecnologia para tratamento a laser - Este procedimento é um dos mais procurados. Os segredos dele são os princípios ativos com partículas microscópicas que torna o processo de clareamento mais rápido.
- Prototipagem 3D - Esta foi uma das grandes inovações na área da odontologia. tal tecnologia proporciona cirurgias menos invasivas e enxertos ósseos precisos, pois o planejamento é feito pelo computador - antes do procedimento cirúrgico - permitindo uma exatidão maior no tratamento realizado pelo cirurgião dentista, além de oferecer um processo de recuperação melhor ao paciente.
- Implantes tecnológicos - Dois pesquisadores brasileiros de implantodontia foram premiados em 2011 ao apresentarem o moderno método da "Ultra-Barra-Serson", que otimiza o protocolo de carga imediata sem a necessidade de solda. A inovação, reconhecida internacionalmente, barateia cirurgias em até 60% e já é aplicada em pacientes de todo o Brasil.
                                                                                                                    
Com tantas novidades você não terá mais desculpas para não ir ao dentista. O devemos entender é que seu sorriso é o seu cartão de visita. E para deixá-lo sempre bonito é necessário manter sua boca saudável. O que precisamos entender é que a boca não é apenas um órgão isolado, ela está diretamente ligado a todo o organismo, podendo prevenir doenças graves que são geradas pela falta de higienização e cuidado com a saúde bucal. Alguns motivos pelos quais devemos ir ao dentista de 6 em 6 meses ou pelo menos uma vez por ano:
  • Manter a saúde do corpo
  • Reconquistar a auto estima
  • Prevenção: prevenir cárie, doenças periodontais e mau hálito evitam problemas futuros nos cuidados com os dentes e gastos em longo tratamento. Um check up periódico não deixam que os problemas se avolumem.
  • Manter os dentes limpos
  • Substituir restaurações antigas, que eram escuras, por uma da cor do dente
  • Endireitar os dentes
  • Evitar problemas cardíacos: as bactérias do tártaro podem atacar o coração, causando a endocardite bacteriana
  • Não ter dor de dente
  • Fugir do mau hálito
  • Para avaliar sangramentos gengivais: gengivas sadias são garantia de dentes bons por muitos anos
  • Deixar os dentes brancos
Você, com certeza, deve ter algum motivo para ir ao dentista. Medo de dentista? Isto é coisa do passado! Ou você prefere enfrentar os dentistas chineses ou indianos? Veja abaixo:





Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo