quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Computador X Professor



Computador. Palavra que que para muitos significa dificuldade ou até mesmo medo. O excesso de informação em seu "interior" assusta a maioria das pessoas. Cria uma barreira intransponível. Muitos nem chegam perto, outros desistem antes de começar a aprender. Nos dias de hoje não basta apenas aprender a ler e escrever. Quem não souber a linguagem do computador estará fadado a discriminação. A grande maioria tem dificuldade de entrar no admirável mundo novo. E este fato chama a atenção para um ponto importante: o abismo que separa os professores e alunos.

As crianças de hoje já nasceram na era digital e não tem nenhuma dificuldade com o computador. Desde pequena, mesmo sem ser alfabetizada, as crianças já conseguem desvendar os mistérios de jogos sofisticados. Entre os adolescentes, nada menos que 75% navegam na internet, independente de terem ou não computador em casa. Já os professores não conseguem acompanhar o ritmo frenético da tecnologia a disposição. Muitos deles, cerca de 40%, ignoram as vantagens da tecnologia na sala de aula. Em vez dos recursos modernos, preferem usar quadros, giz e livros didáticos ultrapassados. Mas o que pode ser feito?

A primeira coisa a ser feito é destruir essa resistência das pessoas mais velhas que há anos trazem para a sala de aula o seu conhecimento testado e aprovado. O governo deve fazer cursos, horário de estudo e dar, a quem conseguir superar metas, gratificação pelo avanço conseguido. No recrutamento de novos profissionais, o domínio da tecnologia digital deve ser uma das exigências. O conhecimento das disciplinas vem em primeiro lugar mas, hoje em dia, não podemos mais ignorar a tecnologia, e sim, tirar proveito do que está a nossa frente, a disposição de todos. Isso fará com que a nossa mentalidade mude e que tenhamos mais intimidade com a internet/computador.

A educação, no Brasil, ainda não chegou no nível adequado e isto impede o país de crescer. Nenhum recurso mineral é mais valioso que que o recurso humano. Não adianta o país ser rico em petróleo se não tem ninguém habilitado para extrai essa riqueza. Não há necessidade de se criar uma disciplina específica nas escolas. Cada disciplina pode introduzir tópicos sobre informática para os alunos. Dispor de professores aptos a tomar a frente do processo é passo indispensável para reduzir o abismo que separa os que sabem dos que não sabem.

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