quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Câncer de mama, melhor prevenir





Sabe aquele ditado: "melhor prevenir do que remediar"? Se aplica muito bem no caso de Câncer de mama. Sabe-se que este tipo de câncer mata, em média, 200 mulheres a cada ano somente no Distrito Federal.  O Instituto Nacional do Câncer (INCA), do Ministèrio da Saúde, tem previsão de encerrar o ano de 2012 com 880 novos casos. A taxa de incidência de câncer de mama no Distrito Federal é de 61 casos para cada  100 mil habitantes - muito acima da média nacional, que é de 52 casos para cada 100 mil habitantes.
Para alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, alguns monumentos de Brasília, como o Congresso Nacional, a Ponte JK, a Catedral Metropolitana de Brasília, Palácio do Planalto e Palácio do Buriti, estão sendo iluminados em cor rosa até o fim do mês de outubro.
A campanha foi lançada segunda feira, pelo executivo local e faz parte do movimento internacional conhecido como Outubro Rosa. Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um ambulatório ou um posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer, pelo menos, uma mamografia a cada dois anos. O ideal é não deixar chegar a idade recomendada acima e fazer o exame mais cedo, principalmente se tem casos na família.

 Aqui no DF existe um programa de governo chamado Carreta da mulher e em apenas 6 meses foram realizados 5.700 exames de mamografia em moradoras de várias regiões do DF. O Ministério da Saúde verificou um aumento de 153% no números de mamografias feitas no DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2011. A meta nacional proposta pelo governo brasileiro é realizar o exame de mamografia em 70% das mulheres situadas no grupo de risco. O ideal seria 100% mas, por incrível que pareça, ainda tem muitas mulheres que resistem em fazer o exame. Quanto mais rápido e precoce o diagnóstico, menor é a chance de comprometimento em outros órgãos(gânglios linfáticos, ossos, pulmão, medula, fígado, rins, intestino, entre outros) e maior a possibilidade de cura do paciente.
Fatores de risco:
* Histórico familiar, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau(mãe ou irmã)tiveram a doença antes dos 50 anos de idade
* Menarca(primeira menstruação) precoce e menopausa tardia
* Idade avançada
* Ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos
* Nuliparidade(não ter tido filhos)
* O uso precoce de contraceptivos orais ou por período prolongado de tempo
* Ingestão regular de álcool, mesmo que em quantidade moderada
* Exposição a radiações ionizantes em idade inferior a 35 anos.
* Detecção precoce é muito importante. Embora seja uma doença tratável, a descoberta precoce é fundamental para o sucsso do tratamento. Quanto antes o tumor maligno for descoberto maiores as chances de remissão da doença.
Entre aqui e se informe mais sobre esta doença que, apesar de ter tratamento, ainda mata muitas mulheres em todo o mundo. Não deixe de ler!
http://www.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama/20/12/w.oncoguia.org.br/cancer-home/cancer-de-mama/20/12/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo