quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Pacote turístico na internet: cuidado!




Os sites de compras coletivas sabem como atrair pessoas que adoram fazer turismo. Tudo muito fácil, basta um clique. E o que é melhor: a oferta é até 50% do valor daquele pacote que você viu na agência física. Este tipo de atrativo tem dado certo e o faturamento no segmento é muito grande. Para conquistar os clientes, usam também da artimanha  de colocar fotos do local e o pouco tempo para aproveitar a promoção como um método para fisgar os clientes. Há aqueles que compram e outros que desconfiam do tamanho da oferta.


Caso queira comprar, deverá tomar alguns cuidados, e o principal deles é não comprar só porque está barato. Nestas horas o consumidor só consegue observar a vantagem no preço e acaba não pesquisando antes os hotéis, pousadas e as agências de turismo parceiras dos sites de compras coletivas. Antes de fechar o contrato, deverá também perguntar aos amigos se conhecem o hotel, verificar se as páginas virtuais são seguras e, como fazemos, na agência física, pedir os vouchers antes do embarque. Como nem tudo são flores, as reclamações acompanham o crescimento das vendas. É bom dar uma verificada no Sistema Nacional de Informações de defesa do Consumidor(Sindec), do Ministério da Justiça. Em 2011, das 15 empresas de comércio eletrônico mais denunciadas, 5 eram de sites de compras coletivas. Portanto é bom tomar alguns cuidados antes de fechar o pacote. Caso você decida comprar, siga este roteiro para não ser surpreendido nos sites de compras coletivas:

* Pesquise sobre o atendimento e as reclamações do site de compras coletivas em que você pretende comprar o pacote.

*Leia sempre as perguntas frequentes que as empresas disponibilizam em seus sites.

* Entre nas páginas virtuais dos hotéis e pousadas disponíveis na oferta e verifique como são as acomodações. Leia os comentários de outros clientes sobre aquele hotel.

* Certifique-se também sobre as outras empresas que fazem parte do pacote, como a empresa aérea e a que oferece os tours e passeios. Elas tem reclamações? Quantas? Quais são as queixas?

* Pesquise qual é o valor do preço cheio do pacote oferecido para saber se realmente o desconto corresponde ao que o site está anunciando.

* Antes de comprar, leia as condições da promoção: ela vale somente para meio de semana? Ela pode ser usada no feriado? Em quanto tempo o consumidor pode usufruir do pacote comprado? Quais são as taxas inclusas?

* Verifique quantas pessoas já compraram a promoção e certifique-se sobre a quantidade de compradores necessários para que a promoção realmente ocorra.

*Veja como a remarcação da viagem pode ser feita. Quais são as possíveis taxas e multas. Qual é o tempo de antecedência para a remarcação.

* Faça print screen(cópia das páginas virtuais) de todas as etapas da compra.

* Peça os bilhetes da passagem aérea e as reservas do hotel com antecedência para evitar surpresa desagradáveis.

* Lembre-se de que o cliente pode desistir da compra em até sete dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor, uma vez que as compras em sites entram no quesito compras à distância.

* Se a viagem não ocorrer porque não atingiu o quórum necessário previsto nas condições de compra, o site tem a obrigação de reembolsar o cliente, em até 30 dias.

* Se a viagem não ocorrer por quebra de contrato entre o site da empresa e a agência, o reembolso também é obrigatório. A empresa deve ressarcir o consumidor em até 30 dias.

* Se o cliente viajar e o hotel e o lugar não corresponderem às imagens do site, o cliente pode tentar negociar o reembolso ou uma forma de reparo ao dano.

* Se algum passeio não ocorrer ou algum item não for fornecido conforme o prometido, o cliente pode pedir o reembolso daquilo que não foi ofertado.
Fonte: Correio Braziliense/Pacífico/CB/D.A Prees

É sempre bom ir com cautela na compra de qualquer produto na internet. Como em todo lugar, sempre haverá alguém disposto a ludibriar o consumidor. Na internet pode até ser um pouco mais arriscado porque você está negociando com uma máquina, e no caso das compras coletivas se torna mais arriscado devido ao número grande de empresas desconhecidas atuando. Portanto, seja livre para escolher, mas fique atento e desconfie sempre. O pacote turístico coletivo na internet pode ser um tiro no escuro e a vítima pode ser você!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo