sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Qualidade de vida na terceira idade depende de você




Já não é nenhuma novidade que o índice de idosos vem aumentando a cada ano, assim como a expectativa de vida dos brasileiros, que já passa dos 73 anos. Embora seja verdade que muitos desses idosos estão chegando a essa idade com a saúde debilitada e sem uma assistência médica adequada, uma boa parcela está dando a volta por cima trabalhando, sendo útil à sociedade e fazendo exercícios físicos.Você já passou dos 60 anos? Lembre-se que a idade não é empecilho para se exercitar.

E depois dos 60 anos ela é fundamental para que você mantenha o bom funcionamento do corpo e da mente. Sedentarismo é hoje considerado doença. Só não sai para a vida quem desconhece as oportunidades oferecidas. E não precisa chegar aos 60 anos para começar a se exercitar. Quanto antes começarmos mais respostas positivas virão ao seu encontro. Manter-se ativo ajuda a prevenir e amenizar os efeitos  de doenças como osteoporose, deficiências respiratórias, cardiopatias, streese e diabetes. Com isso melhora também a sua disposição para fazer tarefas cotidianas, diminui as chances de quedas, falta de equilíbrio, fraqueza nas pernas, a qualidade do sono aumenta e você melhora até o seu humor. Quem chega a terceira idade, independente de sua condição física, devem buscar exercícios que melhorem a parte aeróbica, a flexibilidade, o fortalecimento dos grandes complexos musculares e o equilíbrio do corpo.Com o aumento de pessoas com mais de 60 anos e visando atender a essa faixa etária, muitas academias estão oferecendo atividades específicas e professores treinados para atender a essa faixa etária. Tudo para que não se cometa erros ao começar um exercício sem orientação de um profissional. Mas porque isso está acontecendo agora? Tempos atrás, a hidroginástica era o exercício preferido do idoso. Mas tudo mudou após uma pesquisa feita em 1995. A American College of Sports Medicine comprovou que a atividade física pode estacionar o avanço da osteoporose. Com isso, outros tipos de exercícios passaram a ser procurados por quem antes nem sonhava em fazer. É o caso de pilates e alongamento, que se tornaram populares e a musculação deve, em breve, ocupar o primeiro lugar da lista. A musculação, inclusive, era considerada inadequada para os idosos, mas após esta pesquisa passou a ser vista com outros olhos. A musculação diminui a osteoporose, justamente por aumentar a massa óssea, além, claro de aumentar a massa muscular. No estágio inicial, a pessoa até consegue retardar ou estacionar a doença. Fazer uma lista de exercícios para o idoso é essencial para que ele possa escolher qual daqueles será mais prazeroso fazer. Dentre estas modalidades de exercícios podemos destacar:
Natação - A natação pode ser praticada por idosos, gestantes, adultos, crianças e até bebês. É um exercício aeróbico e que causa pouco impacto aos nossos ossos. Os benefícios da natação são vários, dentre esses podemos citar: diminui a frequência cardíaca e estimula a circulação sanguínea; reduz os riscos de doenças cardiovasculares, já que fortalece o coração; fortalece as articulações; melhora o sistema respiratório, diminuindo o cansaço; retarda os efeitos do envelhecimento precoce, tanto do físico como também do psicológico; melhora o sistema imunológico; queima calorias. Uma hora de natação queima 600 calorias, em média.

Corrida - Correr traz benefícios para o equilíbrio e a respiração. Devem fazer, no mínimo, 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. A corrida também melhora o sistema imunológico em qualquer idade. Isso é muito importante porque ao se manter ativo ele continua a produzir células que, além de estimular a produção de sangue novo na medula óssea, protegem o organismo contra doenças oportunistas. Embora não seja provado, quem corre ou pratica esporte, adoece menos.

Bicicleta - Andar de bicicleta pode ser comparado a caminhada ou à corrida. Um passeio de 40 minutos, 3 vezes por semana, já é suficiente para dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo.Usar equipamentos de segurança, como capacete, luvas e proteção para os joelhos e cotovelos são essenciais para garantir a segurança.

Musculação na academia - Busque exercícios que fortaleçam as pernas e o músculo da cintura. A musculação é hoje uma das mais recomendadas e procuradas nas academias. São inúmeros os benefícios proporcionados pelos exercícios de musculação. Mesmo para quem nunca realizou atividades físicas pode iniciar um programa e ainda alcançar bons resultados.

Ioga e pilates - Os benefícios dessas duas modalidades na terceira idade vão desde o alívio das dores provenientes da idade até o aumento da autoestima. Os resultados são rápidos e surpreendentes. Os efeitos são inúmeros: aprimoramento da força física, da agilidade, da flexibilidade e da consciência corporal, incremento da memória, ampliação da concentração, desenvolvimento do hábito do pensamento positivo e da higiene mental, ajuda a controlar a ansiedade, entre outros.

Caminhada - Ela é considerada o exercício mais prático de inserir na rotina e o mais eficiente para as pessoas que chegaram a terceira idade sedentária e que não estão acostumadas com exercícios. Caminhar de 3 a 4 vezes por semana pode prevenir a hipertensão e problemas cardíacos, melhora o humor e evita a ansiedade, melhora a qualidade do sono e ajuda a emagrecer, entre outros benefícios.

Depois de tantas opções, só nos resta escolher aquela que melhor se adéqua ao nosso estilo de vida e procurar cuidar bem da nossa saúde e, consequentemente, da nossa vida.
Lembrando sempre: antes de praticar qualquer exercício físico recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que para cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo