sábado, 20 de outubro de 2012

Osteoporose: OSSOS FRAGILIZADOS






Hoje, 20 de outubro, é o dia mundial de prevenção de uma doença silenciosa: a osteoporose Mas o que é a osteoporose? Osteoporose significa osso poroso, isto é, é a descalcificação progressiva dos ossos que se tornam frágeis. Ela é conhecida como uma doença silenciosa, pois muitas pessoas só descobrem que a tem quando sofrem uma fratura no quadril ou um acidente pequeno, como fechar uma janela emperrada ou abrir uma garrafa, e isso resulta em uma fratura do pulso.

Uma em cada três mulheres do mundo, são vítimas desse distúrbio caracterizado pelo enfraquecimento dos ossos por volta dos 50 anos e que, hoje, tem os cuidados para preveni-los reforçados mundialmente. Engana-se quem pensa que só deve tomar cuidados ao se aproximar dos 50 anos. Muitas pessoas, hoje, com 22 anos ou até menos, já são diagnosticadas com possibilidades altas de ter  osteoporose. Quando mais cedo fizer o exames mais chances terá de conviver bem com a "inimiga" dos ossos. O exame de osteossonografia, que mede a densidade dos ossos é rápido, em menos de 10 minutos está pronto. A osteoporose não tem cura, mas tem prevenção. Muitas pessoas tiveram uma infância ativa, com ingestão de frutas, verduras, leite e por isso, talvez, podem se iludir de que não tem a possibilidade de terem o diagnóstico de osteoporose. Pura ilusão. O melhor é fazer o exame o quanto antes e, em caso positivo, se cuidar para desacelerar a perda de massa óssea nos próximos anos. Principalmente quem teve, na infância, intolerância à lactose e, por isso ingeriu pouco leite e derivados. Um adulto deve ingerir 1 mil miligramas(mg) de cálcio diariamente, três vezes mais em relação ao consumo do brasileiro, que fica em média em torno de 300 mg. Para se ter uma ideia, um pote de iogurte comum não contem mais de 200 mg de cálcio, ou seja, seriam necessários cinco para atingir a meta diária. Uma dieta mais equilibrada em cálcio, porém, deve ser variada, incluindo leite desnatado, queijo, requeijão ou leite com achocolatado. As porções vão mudar de acordo com a idade. Deve-se seguir uma tabela elaborada por nutricionista ou pelo seu médico, de acordo com a idade, que visa a ingestão diária de cálcio da seguinte maneira: 
  • Bebês -  de 300mg a 600mg
  • Crianças - de 600mg a 700mg
  •  Adolescente - 1.300mg
  • Adulto - 1.000mg
  • Idosos - 1.300mg
Muitas vezes, você vê mulheres lindas que, ao chegar à meia-idade, começam a ficar encurvadas, perdem a mobilidade, sentem dores articulares e perdem o ponto de equilíbrio do corpo. Passam, então, a sofrer quedas espontâneas e, mais tarde a apresentar fraturas. Em média 25% das mulheres com osteoporose que fraturam o quadril morrem devido a complicações do acidente, 50% não vão mais andar e, das que continuam andando, 25% precisam da ajuda de aparelhos. O diagnóstico da osteoporose pode ser feito por meios de métodos convencionais, como a densimetria óssea, ressonância magnética e tomografia computadorizada, que observam alterações na coluna e no quadril a custos mais elevados. Nos maiores centros médicos do país, uma técnica mais barata tem ganhado espaço. Por meio de ultrassom, a custo de R$ 200,00, um aparelho mede o nível de massa óssea do organismo nas falanges dos dedos, primeiro lugar no corpo a ser atingido pela doença. A técnica é indolor e pode ser repetida quantas vezes forem necessárias porque não usa radiação.. No Brasil, o uso é autorizado para crianças a partir dos 4 anos, desde que tenha recomendação médica. É mais uma ferramenta de diagnóstico para o pediatra, assim como o exame de sangue ou o teste do pezinho. Cerca de 90% da massa óssea é adquirida até os 20 anos e os outros 10% até os 35 anos. Quanto maior é o ganho de massa óssea na infância e na juventude, maior será a reserva de osso que se terá economizado para o futuro. O problema é que a vida moderna tem antecipados nos jovens adultos a ocorrência da osteoporose, que deixou de ser doença só dos idosos. Entre as causa apontadas para a osteoporose em jovens adultos estão a puberdade precoce, o excesso de sal na alimentação e o sedentarismo. Fissuradas por games, computadores, internet e TV, a geração contemporânea sofre também com a falta de sol ( a vitamina D produzida na pela fixa o cálcio no organismo). Já na vida adulta, o excesso de álcool, de cafeina, de refrigerante e de energéticos também contribuem para roubar o cálcio do organismo. As crianças de hoje são hidratadas à base de refrigerantes e suco de caixinha. Para realçar o sabor, esse tipo de suco tem açúcar e sal demais. Vamos relembrar às pessoas que não dá trabalho espremer uma laranja natural. Precisamos observar os hábitos da família de hoje e apontar o que pode ser modificado. A questão alimentar é mais grave do que se pensa. Podemos começar a mudar com atitudes simples, por exemplo trocar as panelas de alumínio, que são tóxicas, por panelas de ferro ou de inox. Algumas coisa devemos saber:
Alimentos ricos em cálcio:
- 1 copo de leite desnatado(200ml): 268mg
- 1 frasco(170ml) de iogurte de morango: 172mg
- 1 copo(200ml)de leite de soja: 240mg
- 1 fatia média de queijo minas frescal: 173mg
- 1 colher de sobremesa(10g) de requeijão light: 25mg
- 1 colher de sopa cheia(25g) de queijo cottage: 15mg

O que aumenta sua absorvição:
- Tomar sol três vezes por semana durante 15 minutos sem filtro solar, antes das 10h ou depois das 16h.
- Ingestão de vitamina K, ômega 3 e potássio
- Atividade física de impacto(corrida, musculação, etc.) três vezes por semana por 30 minutos, em dias alternados. Muitos pensam: quem tem osteoporose não pode praticar exercício físico. Puro engano! Execício físico é essencial. A mais recomendada é a caminhada. Procure sempre recomendações médicas para o seu caso.

O que diminui a absorção:
- Ingestão de café, de chá mate, de refrigerantes à base de cola e de energéticos; sal em excesso; muita proteína animal; deficiência de zinco e ingestão de álcool.

Lembrando sempre que este artigo tem propósitos informativos. ELE NÃO FORNECE ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Consulte seu médico, sempre.

Para saber mais não deixe de ler: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?312
http://www.curves.com.br/v1/artigos_03_osteoporose.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo