segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O que é ser professor?







Ser professor é renunciar um pouco de si a cada dia em prol de mostrar o caminho do saber aos outros. É uma escolha que visa não só passar conhecimento, mas também ser companheiro, confidente e enfrentar os desafios no dia a dia. É fazer parte da profissão mais antiga que se tem registro. É luta, garra, perseverança e esperança de um futuro melhor, não só na sua profissão, como no futuro de um país mais justo.


Desde que nascemos somos sempre ensinados por alguém a fazer as coisas que ainda não sabemos. E isto é tarefa dos pais, professores iniciais de nossa vida. Chega um ponto que temos que passar para outra etapa de aprendizado e, mais uma vez, a presença de um professor faz toda a diferença. E daí em diante não paramos mais de aprender, seja na escola, seja em qualquer lugar, durante toda a nossa vida, a dúvida nos acompanha e onde houver questionamento, haverá alguém para esclarecer. E quem tira essa dúvida pode até não ser um professor profissional, mas, ao sanar a dúvida, estará ensinando algo, portanto, um professor. Mas há um lugar específico para o aprendizado: a escola. Na escola é que passamos boa parte de nossa juventude, convivendo com outras pessoas, estabelecendo laços de amizades, brincadeiras e diversões, tendo os limites de até onde se pode ir sendo aparados na medida certa e ao mesmo tempo em que vai aprendendo, vendo um mundo novo se abrir a sua frente.

Muitas crianças, no início, se perguntam porque eu devo ir para a escola? Porque ficar preso a uma sala ouvindo alguém falar, falar, falar.... Talvez isso já aconteceu com você. E aí vem a clássica informação dos pais de que é preciso ir a escola para aprender um monte de coisas novas e que só lá ira aprender. Mas a resposta parece não convencer muito. Afinal, dormir até mais tarde, brincar na rua com o coleguinha, ir para a piscina, jogar futebol, brincar no videogame, parece, na visão da criança, muito melhor do que ir para a escola. É um trabalho de conscientização muito importante que cabe não só aos pais, mas também ao professor, na forma de oferecer o ensino ao aluno, para que as aulas possam ser prazerosas e estimular cada vez mais o aluno a querer aprender e desenvolver seus conhecimentos. A escola está mudando, cada dia mais rápido.

Os professores de hoje não podem ensinar como a 10, 15 anos atrás. As crianças, hoje, aprendem o conteúdo de uma forma diferente, já que existe muita informação à sua volta. Desde muito cedo elas se envolvem com a internet e aprendem brincando e chegam até a ensinar aos pais, que viveram em épocas diferentes, passando de alunos à professores. Onde chegaremos? Difícil prever o futuro. Mas o professor, hoje, tem que se renovar na profissão todos os dias. Não basta apenas ensinar e ser visto como a única fonte de saber e sim, provocar curiosidade, fazendo com que o ensino dado possa transformar o aprender em compreender. E para que isso aconteça deverá se dar conta de que o ensino é muito mais do que fazer pensar, pesquisar, provocar curiosidade. Deverá ter uma educação continuada para que possa compreender e passar os seus conhecimentos na mesma velocidade com que o mundo moderno se aproxima. Parabéns a todos os professores, Do Brasil e do mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo