sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Atenção alunos: Como passar de ano?



Passar de ano! Isso é o que todos os alunos querem ao chegar o fim de mais um ano letivo. Seja da escola pública ou particular muitos alunos já temem a recuperação, ou pior ainda, a repetência. Ainda dá tempo de reverter esse quadro por meio de planejamento, disciplina e apoio familiar. è tempo de garantir boas notas para passar de ano. Você que está nessa situação deverá partir para aulas de reforço, fazer um cronograma do que estudar e, o mais difícil, desligar o computador e o celular. Mas não basta somente isto.

Você deverá saber qual é o seu modo de estudo: sozinho, fazendo exercício nas apostilas ou em grupos. Um professor particular não seria nada mal, para tirar aquelas dúvidas que todo aluno tem. Os pais tem papel fundamental, participando e observando as dificuldades dos filhos para que possa traçar o melhor método de recuperar o tempo perdido. Mas pressão demais pode atrapalhar os estudantes, que já precisam pensar em como recuperar notas baixas, passar de ano, não ficar para trás em relação aos amigos. A paciência e o companheirismo nessas horas são essenciais. Não só agora, mas desde o começo do ano o acompanhamento dos deveres de casa, olhar a agenda do filho, entender as dificuldades  e o desempenho escolar  pode evitar a correria do fim de ano. Quer passar de ano? Então siga estas dicas:
  1. Tempo de estudo - É imprescindível que o aluno se organize para ter pelo menos, quatro horas de estudo por dia. No fim de semana, é preciso um tempo livre para o lazer, mas são necessárias duas horas de estudo no sábado e no domingo.
  2. Ajuda - Se os pais não podem ajudar com o conteúdo, contratar um professor particular ou procurar instituições especializadas em auxiliar no aprendizado. Recorre a colegas que tem maior facilidade em determinada matéria também pode ser uma opção.
  3. Rotina - Em casa é preciso ter um lugar calmo para estudar, um ambiente silencioso e sem tentações(televisão, computador, telefone, geladeira).
  4. Organização - Numere em um quadro os horários de estudo. É importante estudar todos os dias, fazendo um revezamento das disciplinas.
  5. Método - Existem alunos que assimilam melhor o conteúdo ao escrever resumos, outros ao sublinhar o texto com canetas coloridas. Trabalhar com exercícios e com repetição de atividades ode sr outra opção.
  6. Atenção - Se o aluno aprende na escola, pode reler a matéria e fazer exercícios em casa. SE alguma dúvida surgir, o professor pode resolver durante a aula. O estudante não deve ter vergonha de perguntar.
  7. Profissionais - Um acompanhamento com pedagogos ou psicopedagogos pode ajudar a reconhecer qual é a dificuldade do aluno.
  • O que não fazer
  1. Computador - Se o estudante é apaixonado por computador é importante que o uso dele não ultrapasse uma hora por dia e que não seja usado à noite - para não acelerar o cérebro. É necessário descansar para assimilar o conteúdo.
  2. Acumular matéria - Estudar um pouco todos os dias é um ótimo começo. Não é recomendável deixar a matéria acumular. Com as proximidades das provas, o aluno fica mais ansioso e diminui a a capacidade de aprendizado.
  3. Pressão - Os pais não devem dizer que não acreditam nos filhos nem usar xingamentos como burro, incapaz ou dizer que a situação está caótica, que ele não passará de ano. O ideal é incentivar, ter paciência e dar apoio.
  4. Permissividade - É necessário estabelecer limites. Ter regras para brincar e para estudar.Os pais devem ajudar a delimitar o horário do computador e das brincadeiras.
  5. Recompensa - Deve ser feita com moderação. O aluno deve ter a consciência de que estudar é importante, um objetivo de vida. Os pais podem condicionar um presente a uma boa nota em algumas ocasiões, mas é preciso deixar claro que o maior estímulo é passar de ano.
                                                                                             
Para valorizar seu empenho, o melhor é estudar de maneira esquematizada e objetiva, em vez de ficar fingindo para você mesmo que está estudando. Tente lembrar do que leu, sem colar, nem que tenha que repetir algumas vezes. E que essa situação de hoje sirva de lição para o próximo ano e passe a estudar desde o início das aulas. Só assim você chegará no mês de novembro tranquilo, sem precisar fazer "hora extra" no estudo! Pense nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo