sábado, 27 de outubro de 2012

PAZ...Pequena palavra, grandes resultados


Paz. Palavra pequena, mas de grandes resultados. O mundo pede paz em todos os lugares: no trânsito, na escola, em casa, na convivência do dia a dia, nos países que formam o mundo, todos querem a paz. Poucos realmente conseguem ter paz durante toda a vida. Mas de onde vem a paz? Ela vem de dentro de você, nas suas atitudes, no carinho e respeito com o próximo, não sendo egoísta ou invejoso, cuidar, simplesmente, da sua vida, respeitando os limites até onde pode ir. É dar sem esperar receber. É somar alegria e dividir as tristezas. Saber apreciar a beleza que é viver, ver o nascer do sol, ver a chuva cair da janela do nosso quarto e não reclamar,  estar com os amigos a conversar, rir e brincar, saber ouvir uma palavra amiga.

A paz depende de todos nós e nós é que temos o poder de fazer a paz. Poder andar pela rua apreciando a beleza das árvores que colorem o ambiente sem querer nada em troca e que poucas pessoas observam, talvez, porque estão sempre apressadas e não percebem que apreciar uma árvore florida nos dá uma paz de espírito pelo simples fato de respirar o ar fresco da natureza. Receber um carinho é um gesto de paz. A lágrima da alegria por reencontrar alguém ou a lágrima da saudade por ter deixado alguém, sem querer, distante de si. É expressar em um texto, como esse, com frases curtas pois a paz não requer muitas palavras para ser entendida. A paz, as vezes, se resume a um gesto.  É muito difícil falar sobre a paz e o seu poder,  já que isso depende unicamente de nós mesmo e do estado emocional que estaremos vivendo em um determinado tempo. 

Não basta escrever ou ler sobre a paz. É preciso encontrá-la. E ela está mais perto de nós do que nós imaginamos...Quem quer promove a paz: repeita o próximo, luta pela igualdade, perdoa ao que ofende e age com solidariedade. Hoje, 27 de outubro, é o Dia Mundial de Oração pela Paz. O que você tem feito para produzir a paz? As vezes basta mudar um comportamento para promover a paz. Quer um exemplo? Se você considera o respeito um valor essencial, mas gosta de ouvir som alto depois das 22h, incomodando o vizinho, porque não mudar este comportamento? Alguém um dia já ensinou que "é melhor ser a parte que cede". 
Por tudo isso que foi dito acima, hoje, ao deitar, procure pensar: se minha vida terminasse hoje, o que eu teria feito de bom por alguma causa, por alguma vida, por alguém e que me deixaria com a consciência tranquila para alcançar a paz? E todos os dias que eu  me fizesse essa pergunta e obtivesse uma resposta positiva para dormir tranquilo, esse cada dia significaria um ponto na escala de "viver bem"! Fazendo valer a pena. Não se trata de grandes causas, claro que devemos sim nos voltar a ela quando temos condições, oportunidades e o mais importante: vontade. Eu falo das pequenas atitudes nossas do dia a dia. Da simplicidade dos gestos fáceis do estender e apertar a mão, com firmeza, em um cumprimento, de olhar nos olhos ao falar com o outro, um sorriso, um aceno de mão, as vezes um balançar de cabeça diz tudo o que precisamos ouvir, pois vem cheio de sinceridade. A paz é...não devemos fazer coisas diferentes, mas fazer diferente o que já fazemos. Pense nisso. E viva em paz, sempre.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo