terça-feira, 13 de novembro de 2012

A feira sem segredos!





Você sabe cozinhar? Sabemos que cozinhar não exige apenas habilidade e boas receitas. Saber selecionar os ingredientes é essencial para evitar surpresas desagradáveis na hora de servir o prato. De nada adianta uma receita elaborada, utensílios modernos e uma mão habilidosa com as colheres se o camarão já está passado, o mamão ainda está verde, ou o abacaxi azedo. A harmonia dos ingredientes começa fora da cozinha. A ida ao supermercado e à feira pode definir o sucesso - ou o fracasso - de uma receita, seja ela especial ou trivial. Para ajudar você a escolher o que precisa e levar para casa aquilo que esteja no ponto certo de consumo, dê uma olhada nestas dicas e acerte em cheio na receita.


  1. MELANCIA - Não é preciso sair batendo na melancia para saber se ela está madura. Duas dicas simples ajudam a escolher a fruta. Primeiro verifique o peso.Ela deve estar bem pesada em relação ao seu tamanho. Depois procure por manchas amarelas. Elas sinalizam que a melancia ficou sobre o solo amadurecendo, o que é um bom sinal.
  2. MARACUJÁ - Os de casaca lisa são mais doce, os rugosos, mais azedos.Vale também chacoalhar e conferir o peso. Isso ajuda a conferir se há muita ou pouca polpa em seu interior.
  3. PEQUI - Atenção, pois a casca do fruto do cerrado raramente muda de cor. Assim, para verificar se o pequi está maduro, observe a consistência. O sinal de que ele está próprio para o consumo é quando ele começa a amolecer.
  4. ARROZ - Apesar de vir embalado, o grão também merece atenção. Para garantir um resultado soltinho, prefira os mais brilhantes e translúcidos. Arroz opaco em geral tende a empapar. Outra dica é verificar a quantidade de arroz quebrado, que deve ser a menor possível.
  5. PEIXE - Verifique os olhos do animal. Eles devem estar com a pupila escura e a íris branca. Olhos totalmente escuros ou saltados para fora indicam que o peixe está passado.
  6. TOMATE - A presença do talo ajuda a preservar o alimento por mais tempo e evita contaminações. Como nem sempre é possível encontrar tomates com talo, verifique se ele está firme, sem apertá-lo muito, pois isso faz com que ele estraque com maior rapidez.
  7. MAXIXE - Prefire os frutos firmes, com cor uniformes e espinhos inteiros, um sinal de que estão frescos. Quando está passado, o maxixe fica amarelado. Sua casca é muito fina, por isso, também fique atento à sua integridade.
  8. MANDIOCA - Ao contrário do que muitos pensam, o ideal é que ela não esteja totalmente dura. No ponto ideal ela deve estar firme mas ceder levemente quando pressionada com os dedos. Isso garant que o produto cozinhe rapidamente. 
  9. BANANA - Vá pelo cheiro. Ele deve ser suave. Quando está intenso, é sinal de que a fruta está ficando passada, mesmo que ainda não tenham aparecido as características manchas escuras. Dê preferência a cachos inteiros e a frutas verdes, pois durarão até o consumo completo.
  10. ABACATE - Observe dois aspectos: A casca deve estar lisa, e o caroço, solto. Quando chacoalhado, o abacate deve fazer barulho. A ausência de ruído é sinal de que a fruta ainda está verde.
  11. LARANJA - Frutas mais pesadas são indicativos de que há mais suco. Frutas com a casca lisa e mais fina são as mais maduras.
  12. MELÃO - Deve estar pesado, pois isso indica muita polpa. Outro indicativo positivo são os riscos na casca. Quanto maior o número desses sinais, mais maduro está o melão. A marca do talo segue a mesma lógica: quanto maior, melhor.
  13. QUIABO - A escolha é simples: A casca deve estar rígida. Tente quebrar a pontinha mais estreita do quiabo. Se ela se dobrar, o vegetal está passado. Se se desprender, sinal de que está bom para o consumo.
  14. GOIABA - Verde: pode ser consumida nos próximos dias. Amarela: o consumo deve ser feito imediato. Amarelo escuro, partindo para o marrom: a fruta está passada. Para saber se a goiaba de cor verde já está madura, observe se a casca está lisa. Os rusgos  sinalizam que ela não amadureceu.
  15. BETERRABA - A raiz pode ser uma boa aliada na hora de escolher a beterraba.  quando ela está firme e não se solta facilmente, é sinal de que o legume está bom. A cor intensa e a casca lisa são outros indicativos positivos.
  16. OVOS - Observe se eles estão limpos. Sujeiras os deixa mais fáceis para a contaminação. Outro aspecto importante é a ausência de rachaduras ou estrias, que deixam o produto mais vulnerável. Em casa, para evitar ovos podres, coloque-os, antes de consumir, dentro de um copo com água. Só use os que permanecerem no fundo. Os que boiarem estão impróprios para o consumo.
  17. MAMÃO - O ideal é comprar o mamão amarelo com algumas manchas esverdeadas. Isso indica que ele está quase bom. A fruta totalmente amarela  e lisa está no ponto ideal, mas ela passa do ponto muito rapidamente. Se o mamão estiver muito mole ou com manchas escuras, evite, pois ele está velho.
  18. CEBOLA - Deve estar firme e sem manchas. As de casca mais fina estão em melhor qualidade. Outra dica é só retirar a casca externa quando for consumir o alimento, já que ela ajuda a conservá-lo.
  19. CHAQE - Normalmente o produto vem embalado à vácuo. Assim, verifique se não há bolsas de ar no interior da embalagem. Outro segredo é verificar a coloração: ela deve estar escura, com o aspecto seco. Embora seja esteticamente mais atraente, o charque vermelhinho não é tão bom.
  20. CAMARÃO - O cheiro deve ser suave e a casca, brilhante. Quando está no ponto, o camarão deve ser firme. Se a casca se desprender facilmente de seu corpo, é sinal de que o fruto do mar está ficando passado.
  21. PERA - Escolha pela haste.Quando ela está verde e endurecida, é sinal de que a fruta está verde. O ponto maduro é acompanhado pelo amolecimento e escurecimento dessa parte. Atenção para os ferimentos na casca, que indicam que a pera não deve ser comida.
  22. ABCAXI - Uma das dicas para saber se o fruto está maduro é arrancar uma folha da coroa. Se ela desprender facilmente, é sinal de que já não está mais verde. Outra dica para encontrar abacaxis maduros é verificar o tamanho dos gomos da casca. Quanto maiores eles forem, mais doce está a fruta.
  23. ENLATADO -  Além dos tradicionais aspectos básicos, como data de validade e condição de armazenamento, é muito importante verificar se as latas amassadas ou estufadas. Isso pode indicar contaminação por botulismo, um problema gravíssimo.
24 - ORGÂNICO - Este selo garante que o produto foi produzido com técnicas ambientalmente corretas e sem o uso de aditivos e agrotóxicos.

25 - T - Símbolo que identifica os alimentos transgênicos, ou seja, geneticamente modificado. Geralmente, vem identificado como o símbolo ao lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo