domingo, 18 de novembro de 2012

Psoríase: emoção à flor da pele





 Mais do que uma doença de pele, a psoríase é também um problema emocional. Fatores estressantes são o ponto de partida para o ciclo vicioso vivido pelos pacientes. Se ficam com as emoções desequilibradas, as placas esbranquiçadas e as coceiras, dois dos principais sintomas da enfermidade, pioram. Ao se darem conta de que as lesões estão mais intensas, os pacientes se preocupam. Resultado: ficam ainda mais sensíveis e o quadro se agrava. Impactos emocionais são, na verdade, o estopim para o aparecimento da doença.

Muitos pacientes "abrem" o caso quando perdem um ente querido ou passam por um divórcio traumático, por exemplo. Apesar de não ser contagiosa, a psoríase, muitas vezes, assusta quem não a conhece. As lesões com escamas esbranquiçadas fazem com que muitos pacientes enfrentem o preconceito social. pelo menos 50% dos pacientes sofrem de depressão. O índice de alcoolismo também é altíssimo e a taxa de suicídio é de 10%. As consequências de uma crise não tratada vão muito além do aspecto social. O erro é achar que a psoríase é só um problema que deixa a pessoa mais feia, estranha. Na verdade, a doença pode resultar em um tipo de artrite que é mutilante, a ponto de o paciente não conseguir abotoar a própria blusa.

O que é
Psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele que pode afetar também as articulações.

Como acontece

  1. Na psoríase, há uma reprodução exacerbada das células da epiderme.
  2. O paciente também fica com áreas róseas ou avermelhadas que são recobertas pelas mesmas escamas.
  3. Essa proliferação em excesso faz com que as células mortas se acumulem, formando escamas espessas e de aparência esbranquiçada.
O que causa

  • A doença é multifatorial, ou seja, pode ter vários fatores desencadeadores, com a genética.
  • Fatores ambientais e emocionais também podem influenciar, uma vez que a doença piora em ambientes muito secos e com o estresse. 
Regiões afetadas

Sintomas

  • Coceira intensa
  • Sangramento da pele
  • Dor nas articulações
  • Lesões que se manifestam com placas avermelhadas(eritematosas), com escamas e crostas, inclusive no couro cabeludo.
  •  Em casos mais graves, a doença pode se espalhar para o corpo todo e para as unhas.
Consequências

  • Maior risco de aparecimento de outras doenças que envolvem inflamações crônicas, como diabetes, doença de Crohn e doenças cardíacas.
  • Quando a doença se estande para as articulações, pode virar artrite psoríática, provcando dores, inchaços, calor e vermelhidão no local, limitar os movimentos.
  • Constrangimento social
  • Depressão.
Quem pode ter
A doença atinge homens e mulheres, e qualquer idade. O mais comum, contudo, é que as primeiras lesões se manifestem na segunda ou na terceira década de vida. É quando os jovens adultos estão  em período determinantes da vida, do ponto de vista emocional, por isso, é geralmente o momento em que pessoas predispostas manifestam a doença.

Diagnóstico
A primeira coisa a ser feita é classificar a gravidade da doença. Para um dermatologista treinado, uma primeira avaliação é suficiente para detectar a doença.

Tratamento
A psoríase não tem cura, mas é possível controlar as lesões com medicamentos de uso tópico, como cremes e pomadas( em casos mais brandos).

  • Fototerapia: o feixe de luz emite um nível de radiação ultrvioleta com ação imunológica.
  • Sistema via oral ou injetável. A maioria é feita por medicamentos imunossupressores.
  • O paciente precisa vigiar o próprio estilo de vida. Além de cuidar da pele, é preciso controlar os nervos. Para isso, vale acupuntura, praticar esportes e ioga, por exemplo.
  • Uso de anti-inflamatórios.
  • Para casos mais graves, é recomendado medicamentos biológicos(como anticorpos monoclonais - são proteínas produzidas para detectar ou combater antígenos(microorganismos que causam doenças) específicos do organismo).

O médico responde:


A psoríase pode ser transmitida de pai para filho? Há exames para detectar essa predisposição?
A transmissão não necessariamente é direta. sabemos que tem base genética, mas não é determinante.Há alguns fatores que desencadeiam, mas apenas em pessoas suscetíveis. As vezes, a doença fica adormecida e não acontece nada. Não dá para descobrir a predisposição com exames laboratoriais, mas, com mapeamento genético, tudo é possível.

Mulheres com psoríase podem usar cosméticos convencionais ou precisam de produtos especiais?
Teoricamente podem, mas elas devem evitar qualquer coisa que irrite ou traumatize as lesões. Se a pessoa estiver fazendo um tratamento com laser, como depilação ou tratamento com ácido, deve tomar cuidado para não atingir os machucados. O laser, inclusive, pode provocar as lesões, causando o que chamamos de fenômeno de Koebner(quando um trauma qualquer na pele desencadeia lesões iguais às já encontradas em outros locais do corpo, no caso, a psoríase).

A psoríase pode causar outras doenças?
Ela pode vir associada a outras doenças, mas isso não quer dizer que ela seja a causa dela. Pode vir associada à artrite, que é uma das manifestações da psoríase. Os pacientes podem ter maior predisposição para diabetes, obesidades e problemas cardiológicos. Hoje em dia já entendemos que a psoríase é um estado inflamatório geral, não só da pele. Esse estado pode ser a mesma causa dessas doenças citadas. Não sabemos o que os originaram, mas eles acabam coexistindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo