quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A imprudência facilita o crime




Você que mora em apartamento deve se preocupar se os funcionários do prédio estão preparados para evitar a entrada de pessoas estranhas. Na maioria das vezes, entra-se facilmente nos prédios, sem que lhe seja pedido a sua identificação. Basta um aceno ou dizer o nome de um dos moradores - principalmente os mais conhecidos - para que seja aberto o portão. Muitos desses profissionais admitem o despreparo profissional e a falta de atenção. As câmeras estão lá, mas de que vale estes equipamentos se são operados por pessoas despreparadas?  Muitas vezes até o acesso automático não está travado!

A culpa, as vezes, não pode ser somente do porteiro ou responsável pela portaria, pois, se barram algum conhecido ou convidado do morador, os próprios moradores reclamam. Mas as facilidades para o ladrão estão longe de ficar só nisso. Nos estacionamentos dos prédios é comum encontrar carros dos moradores abertos e, as vezes, com a chave na ignição. Um convite ao delito! As vezes pensamos que certas coisa não acontecem, mas é mais frequente do que imaginamos. Vidros dos veículos pela metade, bolsas no interior, carteiras, cartões de créditos nos bancos, enfim, uma série de irresponsabilidades que só beneficia quem está na região somente esperando um descuido desses moradores. E os próprios meliantes sabem que existem pessoas distraídas e as vezes nem acreditam que aquele carro ficou aberto bem na sua frente. Basta agir. Muitas pessoas ainda confiam que se tem câmeras instaladas, isto basta. Não se pode pensar assim.

Na semana passada, terça feira, por volta das 19:30, os equipamentos de vídeo de uma quadra na Asa Sul, em Brasília, gravaram um sequestro relâmpago praticado por dois bandidos contra uma universitária. As imagens mostram a abordagem  feita no estacionamento do bloco, onde os criminosos renderam a vítima e fugiram com ela no próprio carro roubado. O crime ocorreu em frente a portaria. Essa explosão da violência no Df se explica pelo aumento muito rápido da população. Em 1990 o DF tinha 1 milhão de habitantes. Hoje, já são 2,6 milhões de habitantes, somente dentro do Df. Se contarmos o entorno, pulamos para mais de 4 milhões de pessoas, o que transforma o DF na terceira maior Região Metropolitana do Brasil. Por isso a dica é: esteja sempre atento, steja você em uma região metropolitana ou em qualquer outra cidade desse imenso país. Nunca se sabe o que pensa quem está ao seu lado nas ruas da cidade.
Para saber mais:
http://www.litoralseguranca.com.br/pags/miolo_dicasdeseguranca.html      
http://ostensiva.blogspot.com.br/2012/04/dicas-para-evitar-assalto-em-predios.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

▲ Topo